Sem dar sinais de melhora, e começando a entrar em declínio, o preço médio da caixa de ovos brancos no atacado de São Paulo inicia a segunda quinzena com índice de evolução quinzenal melhor que as verificadas no mesmo período do último biênio.
Dois anos atrás, em dezembro de 2016, a segunda quinzena fechou com leve evolução, pouco superior a meio por cento, em relação à primeira quinzena daquele mês. Já no ano passado, houve involução de 1,5% nesse mesmo período.
Em dezembro de 2018, o mercado de ovos apresenta, desde o início do mês, excedentes em todos os elos da cadeia de comercialização. Mesmo assim, os produtores conseguiram alavancar preços na primeira quinzena.
Agora, já iniciando o último decêndio do mês e às portas das comemorações natalinas e do final de ano, o mercado segue com excedentes e afetado pelo calor intenso que prejudica a qualidade dos ovos. Com isso, o produtor tem realizado negociações diferenciadas para dar vazão mais urgente ao seu produto e deixando o ambiente de negócios bem fragilizado e cada vez mais pressionado nos preços.
Retrospectiva dos últimos cinco anos indica haver queda nos preços praticados nesse período. E as condições presentes no mercado indicam que a história tende a se repetir novamente. Por ora, o preço médio da segunda quinzena se encontra 3,2% acima do recebido na primeira quinzena.
Fonte: Avisite