Documento do Serviço Geológico do Brasil identifica regiões propensas a eventos geo-hidrológicos, ajudando no planejamento urbano e na prevenção de desastres.
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) entregou à cidade de Terra Nova do Norte, interior do Mato Grosso, a Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações. Este documento identifica áreas com maior risco de deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas, fornecendo dados cruciais para a gestão de riscos e a prevenção de desastres.
As informações ajudam na elaboração de estratégias de planejamento territorial e na implementação de medidas preventivas para proteger a população e reduzir os impactos desses eventos. Esse documento é previsto no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais.
Em janeiro de 2025, o SGB publicou cinco novas cartas de suscetibilidade contemplando também três municípios do Nordeste e um do Paraná. Com isso, o número total de cidades que já receberam esse mapeamento chega a 699, beneficiando aproximadamente 112 milhões de pessoas em todo o país. Confira aqui a lista de todos os municípios atendidos.
Levantamento
A produção das cartas de suscetibilidade ocorre em três etapas. Na fase de pré-campo, são elaborados mapas de relevo e modelagens para identificar áreas de risco. No trabalho de campo, a equipe técnica percorre o município para validar os modelos e registrar dados por meio de fotografias e observações diretas. Por fim, na etapa de pós-campo, as informações são analisadas e consolidadas, resultando na publicação das cartas, que ficam disponíveis ao público. Clique aqui e acompanhe diariamente as notícias.
AGRONEWS é informação para quem produz