A cebolinha da minha horta orgânica está com um tipo de ferrugem nas folhas, embora estejam bonitas. Uso esterco de aves bem curado como adubo e a terra do plantio já foi calada e recebeu fosfato de ferro em pó de rocha. O que devo fazer para curar as cebolinhas?
Paulo Cezar Rodrigues
Curitiba (PR)
R: A ferrugem nas folhas é uma doença causada por um fungo conhecido como Puccinia ali. A enfermidade, que ocorre somente em plantas aliáceas como cebolinha, cebola e alho, é favorecida por temperaturas amenas e de alta umidade relativa. Nas folhas, podem ser observadas pequenas saliências elípticas e amareladas, a princípio recobertas pela cutícula. Com o progresso da doença as folhas ficam em tom amarelo e secam. Algumas práticas culturais ajudam no controle da ferrugem, como aumento do espaçamento de plantio; irrigações por gotejamento ou aspersão no início da manhã; adubação equilibrada, sem excesso de nitrogênio; rotação de culturas, sem o plantio de alho ou cebola; incorporação dos restos culturais; e eliminação das folhas ou plantas doentes, desde que seja viável.
CONSULTOR: RICARDO BORGES PEREIRA, pesquisador da área de fitopatologia da Embrapa Hortaliças, Rod. Brasília/Anápolis, BR 060 Km 09, Brasília, DF, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, tel. (61) 3385-9110, sac@cnph.embrapa.br
Fonte: Revista Globo Rural