Agricultores familiares de seis produtos receberão bônus em MT

Agricultores familiares que cultivam babaçu, borracha natural, cacau, cana-de-açúcar, feijão caupi e triticale contam com bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para os financiamentos destas culturas no mês de junho.

O percentual do desconto é calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para os produtos que, no mês anterior, tiveram preço de marcado inferior ao preço mínimo estabelecido pelo governo federal. A lista foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) hoje.

O bônus é concedido aos agricultores familiares em forma de desconto nas operações e parcelas de crédito rural que serão pagas ou amortizadas no período de 10 de junho a 9 de julho de 2016. A operação deve ser feita por meio de agentes financeiros e operadores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Os produtores de babaçu terão o bônus em cinco estados: Pará, Tocantins, Ceará, Maranhão e Piauí. Terão direito ao desconto os produtores de borracha da Bahia, Goiás e Mato Grosso. No Amazonas o bônus será concedido para os agricultores familiares de cacau e de feijão caupi. As culturas de triticale em Santa Catarina e de cana-de-açúcar no Ceará também registraram valores de comercialização inferiores ao preço mínimo e também contarão com o benefício.

A Conab faz mensalmente o levantamento de preços praticados nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar contemplados pela PGPAF.

agricultores familiares