Agroclima: Chuvas continuam irregulares no Mato Grosso

Nuvens bastante carregadas crescem por quase todo o Brasil. Além do calor e do ar úmido que está sobre grande parte do país, uma área de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina, e uma frente fria que avança de São Paulo para o RJ estimulam ainda mais a formação destas nuvens

A sexta-feira é com alerta para temporais no Rio de Janeiro, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira. Mas fortes pancadas de chuva e com rajadas de vento de até 60 a 90 km/h podem ocorrer também no centro-sul do ES, no centro-oeste de MG, em SP, no interior da Região Sul e em quase todas as áreas do CO, em RO, AC, AM e RR. O sol forte predomina no AP, PA, TO, no DF no norte de MG e em quase todo o Nordeste. Chove rapidamente entre Aracaju e Natal.

Atenção, porque muitas áreas do SU, CO e SE continuam sujeitas a temporais até o domingo.

A chuva, o aumento da nebulosidade e o vento fresco que chega entre o RS, MS, SP, RJ e sul de MG diminuem o calorão.

No MT as pancadas de chuva seguem sobre todo o estado, porém ainda de maneira muito mal distribuída, sem conseguir pegar uma fazenda inteira. Ou as chuvas estão registrando muito pouco volume a quase nada, ou o volume é elevado. Por exemplo, pelas estações do INMET, nesta quinta-feira foram registrados 30mm em Sorriso, 28mm em Agua Boa e 13mm em Novo Mundo. Ja pelo CEMADEN, Nova Canaã do Norte registrou 12mm nas últimas 24 horas e 32mm nas últimas 96 horas. Nas demais regiões não houveram volumes significativos, de acordo com as estações públicas.

Nesta sexta-feira a mesma condição continua e as temperaturas serão altas. O alerta para irregularidades nas próximas semanas continua.

agroclimaMato Grosso