Agroclima: chuvas irregulares persistem no Mato Grosso

Nuvens muito carregadas associadas a sistemas de baixa pressão atmosférica e reforçadas pelo deslocamento de uma nova frente fria pelo litoral se espalham por praticamente todo o Sul nesta quinta-feira

 

Há risco de temporais, com raios e ventania no centro-norte do RS, no sul e no interior de SC e no PR. Instabilidades tropicais associadas ao ar abafado causam chuva moderada a forte ao longo do dia no TO e no sul do PA.

Apesar das boas notícias para o MATOPIBA, alertamos mais uma vez que esta condição não tende a ser duradoura.

Já no centro-leste da BA, no norte de MG e em todo o norte do Nordeste o ar fica mais seco e a previsão é de sol forte, tempo firme com queda de umidade à tarde.

As chuvas em MT ainda não estão acontecendo de maneira abrangente, porém em muitas localidades, quando ela cai, vem em forma de temporais e acumulam bons volumes de chuva, como estamos monitorando.

Nesta quinta-feira os ventos em altitude jogam mais uma vez umidade principalmente para o centro norte do estado, onde ao encontrar as temperaturas mais altas, provoca fortes temporais, mas que ainda, ocorrem de maneira isolada. A chuva ja pode aparecer em alguns pontos entre manhã e início da tarde, porém ela ganha força mesmo, no decorrer do dia.

O oceano Pacífico na porção mais próxima do Equador esta se aquecendo ainda mais e logo o El Niño fraco ja deve dar as caras, principalmente ao longo de novembro. Mas uma vez relembramos que este fator ainda pode dificultar o bom espalhamento das chuvas durante o desenvolvimento da soja.

agroclima