Agroclima: com maior volume de chuvas, solo no centro oeste volta a melhorar

Nessa quinta-feira a previsão será de tempo firme durante o dia para a maior parte dos três estados da região sul. O que acaba favorecendo os trabalhos da colheita de tabaco do ciclo 2018/2019 que está em plena atividade.

No ES e centro-norte de MG, áreas de instabilidade favorecem a formação de muitas nuvens podendo chover a qualquer hora, com até forte intensidade prejudicando as atividades agrícolas.

O ar quente e úmido predomina no Centro-Oeste do país. No DF e na divisa de GO com MG, o sol aparece fraco e a chuva ocorre com frequência. Nas demais áreas da região, faz sol, mas chove de forma isolada pela manhã e ocorrem pancadas mais generalizadas à tarde. As chuvas previstas para essas duas últimas semanas do ano devem amenizar os problemas das lavouras de soja de MT, MS e norte do PR, que passaram por períodos prolongados sem chuvas expressivas e temperaturas elevadas. Apesar das perdas já notadas, ainda há chances de recuperação nos próximos dias após as chuvas.

Uma massa de ar seco cobre o centro-sul do PI e MA e nordeste de BA e as demais áreas da região terão sol e pancadas de chuva entre a tarde e à noite. O tempo firme favorece as atividades do controle de plantas invasoras nas lavouras de algodão recém plantado desses estados, principalmente nas áreas de lavouras mais desenvolvidas em que a competição do algodoeiro com as plantas daninhas por nutrientes e água é crítica.

agroclimaagronegócios