Agroclima: colheita nos EUA avança e não deve sofrer paralisações

Nesta terça-feira áreas de instabilidade associadas a uma frente fria que fica estacionada no mar, na altura da costa sul da BA causam chuva moderada a forte e a qualquer hora. Ela organiza a umidade da Amazônia em direção ao interior do país, causando chuva com risco para temporais isolados no norte de MG e de GO, no DF e no TO , causando paralisações momentâneas nas atividades de campo

Já em quase todo o Sul, em SP, no litoral do Sudeste, na faixa entre SE e o norte do MA e no extremo norte do Brasil o tempo fica firme com sol e temperatura em elevação. O interior do RS, o oeste de SC e do PR e as demais localidades do País tem sol, tempo abafado e pancadas isoladas de chuva, principalmente entre a tarde e a noite, mas que não devem atrapalhar as atividades.

Em MT, a chuva continua, ainda mal distribuída, porém o risco para maiores volume segue principalmente na faixa norte do estado, onde a umidade do solo já se encontra mais elevada. Nesta região as chuvas podem atrapalhar o andamento do plantio da soja.

Nos EUA a colheita avança, segundo o novo relatório o Departamento de Agricultura do país (USDA), até este domingo (28) já foram colhidos em torno de 72% da área plantada de soja, valor abaixo do ano passado. Porém o milho continua avançando mais do que no ano anterior, chegando a uma colheita de 63% da área.

Ao longo da semana, a passagem de uma frente fria, traz chuvas mais localizadas no cinturão, porém apesar do risco para rápidos temporais, a colheita não deve sofrer nenhuma paralisação significativa e avança.

agroclima