Agroclima: em MT, chuva atinge a média mensal na primeira quinzena em algumas cidades

Uma frente fria avança rapidamente em direção ao Sudeste e favorece a formação de instabilidades em praticamente todo o centro-sul do Brasil nesta sexta-feira

Na Região Sul o predomínio é de céu nublado e com previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia. A temperatura cai. Chove moderada a forte intensidade e venta forte em SP, no centro-oeste do PR, em MS, no RJ, no sudeste e leste de MG e no sul do ES. Tempo instável com risco de chuva forte e volumosa também GO, no DF, no sul do PA, em RR e no leste do AM. Já em toda a Região Nordeste, no norte do PA e no AP, a presença de uma grande massa de ar seco deixa o tempo ensolarado, com calor e umidade baixa à tarde.
Em Mato grosso apesar das chuvas ainda muito mal distribuídas, a primeira quinzena ainda foi marcada por volumes elevados em algumas cidades. O acumulado de chuva, de acordo com as estações oficiais do INMET desde o dia 1 ao dia 17 chegou em Água Boa aos 156mm, representando 17% a mais do que a média para o mês de outubro. Em Comodoro, foram 140mm, em Primavera do Leste 105mm, em Tangará da serra 96mm e em Sorriso 61mm. Por outro lado em Sapezal, o total acumulado neste período foi de 37mm e em Rondonópolis, apenas 20mm.

Nesta sexta-feira o calor e a entrada da umidade da Amazônia, garantem as pancadas de chuva que avançam por grande parte do MT de maneira isolada. O maior risco para temporais fica principalmente nas bordas do estado.

 

 

agroclima