Agroclima: Massa de ar ganha força

Toda as áreas mais ao oeste do Brasil, tiveram uma terça-feira gelada. As temperaturas ficaram baixas ao longo do dia. Destaque para Ponta Porã – MT, onde a temperatura não passou dos 10 graus durante a tarde. Como previsto, a chuva persistente se fez presente em áreas de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, os volumes ficaram em torno dos 30mm

Ao longo da quarta-feira, ainda há previsão de chuva volumosa no leste da região Sul. O céu fica encoberto com chuva a qualquer hora do dia. Os volumes previstos variam entre 30 a 40mm. Faz muito frio em toda a região e há previsão de geada no sul do estado gaúcho. Apesar da sequência de dias frios, a cultura do trigo não sofrerá impactos negativos devido às temperaturas baixas. Porém, as lavouras de milho poderão sentir algum atraso no crescimento das plantas.

Nas demais áreas, uma massa de ar seco ganha força e garante um dia de céu azul. O dia começa gelado em todo o Sudeste, Centro-oeste, porém o sol brilha e as temperaturas sobem durante a tarde. No MATOPIBA, faz calor. Não há previsão de chuva em todas as áreas citadas, assim os trabalhos no campo poderão ser realizados sem nenhum empecilho.

Para o final da semana, uma nova e organizada frente fria deverá se formar e avançar para o Brasil provocando temporais e forte queda nas temperaturas. Na sexta-feira, os temporais já podem atingir todo o oeste da região Sul e sul de Mato Grosso do Sul. A chuva deverá vir acompanhada de fortes rajadas de vento, raios e granizo isolado. No Mato Grosso e em São Paulo, os temporais isolados também retornam a partir de sexta-feira e se intensificam no final de semana. Estaremos de olho nessa nova frente fria nos próximos boletins.

agroclima