Agroclima: Massa de ar seco domina, mas há mudança à vista

Uma grande massa de ar seco domina grande parte do território. Com a céu sem nuvens, o calor adquirido ao longo do dia se perde na madrugada, assim, o amanhecer é gelado em todo o centro-sul. Durante a tarde, a temperatura sobe e a umidade do ar também fica muito baixa, os valores ficam em torno dos 30%

Ao longo da quarta-feira, o sol brilha em todo o Sul, Sudeste, MATOPIBA e grande parte do Centro-oeste. Não há condições de chuva em todas essas áreas. Faz muito calor e a umidade do ar cai à tarde. A sequencia de dias mais secos favorece o aumento de focos de queimadas. O estado de MT lidera o ranking com mais de 12mil focos de incêndios seguindo do AM e PA.

No norte do estado de Mato Grosso e do Tocantis, as trovoadas ocorrem de maneira isolada e com curta duração, principalmente no período da tarde.

Ao longo da quinta-feira, a massa de ar seco continua atuando. Portanto, não são esperadas grandes mudanças no tempo. As chuvas ficam restritas para a faixa leste do Nordeste, litoral de SC e PR e na região Norte.

No dia 14, áreas de instabilidades, associados a passagem de uma frente fria, provocaram chuva em toda a região Sul e no sul de MS. A partir de sexta, as chuvas se espalham para áreas do Sudeste e do Centro-oeste, destaque para MT, MS e SP. Não há previsão de frio intenso.

Falando um pouco sobre a situação nos EUA, o furação Florence se aproxima ao longo da quinta-feira da costa de leste e coloca em alerta o litoral dos estados da Carolina do Norte e do Sul. As tempestades associadas com o furacão provocarão inundações, ventos fortes. O volume de chuva previsto varia de 500 a 700mm, assim os danos na safra e na infraestrutura local serão expressivos. Para o centro dos EUA, uma massa de ar quente domina e não há previsão de chuvas em todo o Cinturão Agrícola, favorecendo o progresso inicial da colheita.

agroclima