Agroclima: persistência das chuvas facilita o avanço do plantio da soja

Uma frente fria avança rapidamente do Sul em direção à costa do Sudeste e favorece a formação de instabilidades que se espalham por praticamente todo o centro-sul do Brasil nesta quinta-feira

 

Chove a qualquer hora, venta forte e a temperatura fica amena no norte do RS, em SC, no PR, no centro-sul e no oeste de SP e no sul de MS. Há risco de temporais. Já no ES, no norte do RJ, no nordeste de MG, em praticamente todo o Nordeste, no noroeste do PA e no AP o tempo fica firme com sol forte, calor e umidade em queda durante a tarde. As demais localidades do País tem um dia de sol, tempo abafado e pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite. As chuvas que iniciaram desde setembro, apesar de mal distribuídas, ajudaram na recuperação da umidade do solo em grande parte das áreas produtoras. No MS a Federação da Agricultura e Pecuária relatou que até este dia 24, 72% da área destinada ao plantio já foi semeada. Já em Goiás este número chega aos 80%. As chuvas mais constantes, provenientes do aquecimento do Pacífico na porção mais próxima a linha do Equador, atingiram o Paraná e causaram um atraso com relação ao ano anterior no plantio. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), 65% da área destinada ao plantio ja foi semeada, contra 73% no mesmo período do ano anterior. A qualidade do grão não foi afetada de maneira significativa e se encontram em boas condições.

No MT, o plantio segue acelerado e ainda podem ocorrer ao longo desta quinta-feira as pancadas de chuva que causem algumas paralisações momentâneas. O mesmo segue ao longo da semana, com chuvas que se mostram constantes durante o mês de novembro, porém ainda não totalmente regulares.

 

agroclima