Agroclima: sul do país fecha a semana ainda com muita chuva em janeiro

No RS a situação ainda é de alerta para tempo severo nestes próximos dias

Para esta sexta-feira são esperadas tempestades, com raios, rajadas de vento, granizo e os acumulados elevados que podem ocasionar em mais problemas para muitas lavouras.

Como a chuva persiste em grandes volumes no sul do país, e ainda há alerta para risco de temporais por toda a região, segue a preocupação de muitos produtores, principalmente no RS, que possuem o solo saturado prejudicando as lavouras. Em alguns locais o excesso de precipitações já deixa várias plantações de soja alagadas há mais de uma semana, trazendo enormes prejuízos. No RS a chuva nesta sexta-feira se concentra principalmente no centro e no sul. Para SC, norte do RS e leste do Paraná a chuva pode ocorrer em qualquer momento do dia.

Já no sudeste o tempo permanece firme e sem chuva no ES e nordeste de MG. O sol continua forte e o calor é intenso, mas há previsão de pancadas de chuva com raios principalmente para o centro-oeste e sul de Minas Gerais. Alguns municípios do oeste e sul de Minas Gerais receberam volumes consideráveis nos últimos dias, gerando um alívio, pois a maior parte do estado vem reclamando da falta de chuva. Como as precipitações vem acontecendo de maneira bem irregular sobre Minas Gerais, algumas lavouras estavam sob alerta de estresse hídrico. Todo o estado de São Paulo continua com o tempo instável e a previsão indica mais pancadas de chuva durante à tarde e à noite sem grandes transtornos para as atividades de campo.

No centro-oeste áreas de instabilidade vão ganhar força, principalmente sobre o estado de MS nesta sexta-feira. Além do excesso de calor e de umidade, uma área de baixa pressão atmosférica que atua entre o Paraguai e o norte da Argentina vai colaborar para a formação de mais nuvens carregadas. Com isso temos alerta para temporais e chuva muito volumosa em praticamente todas as áreas do estado. O sol pode até aparecer em alguns momentos, mas a chuva poderá ocorrer a qualquer hora atrapalhando os locais que já estão com o trabalho de colheita da soja. Segundo a Aprosoja/MS, a expectativa inicial de produção era de 10 milhões de toneladas que foi reduzida para alto em torno dos 8,9 milhões de toneladas por conta das lavouras que sofreram com os veranicos.

No estado de MT, o dia ainda promete ser de bastante sol e temperaturas elevadas. No entanto, a previsão indica pancadas de chuva a qualquer hora do dia sobre áreas próximas a Cuiabá e a Sinop, no norte do estado. Já nas demais áreas mato-grossenses, chove a partir da tarde.

N BA o tempo segue firme entre o extremo oeste e sul da BA e a chuva aparece de forma passageira somente pela faixa leste e a estiagem nas áreas produtoras continua castigando as lavouras. Já no centro-norte do MA e PI a situação é mais tranquila, muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Nas demais áreas do MATOPIBA, sol e pancadas de chuva a partir da tarde.

agroclimaagronegócios