Agroclima: Temperaturas altas e chuvas irregulares durante essa semana em Mato Grosso

Nesta segunda-feira, uma frente fria se organiza no sul do RS no início da madrugada e avança sobre o estado no decorrer do dia, provocando chuva moderada. Áreas de instabilidade pré-frontais provocam pancadas de chuva durante a tarde a noite sobre o SC, PR, centro-leste paulista e sul, zona da mata e Triângulo Mineiro, sul do RJ e sul de GO, e nordeste de MS

No Norte, instabilidades atuam com mais força no noroeste e oeste do AM e AC e sul do PA. Chuvas isoladas no litoral leste do Nordeste.

Nas últimas 24 horas, no Mato Grosso, as estações do INMET registraram 25mm em Alta Floresta e 30mm em Carlinda. Pelo CEMADEN, as chuvas mais significativas nas últimas 96 horas foram acumulados 108mm em Cuiabá, 69mm em Santo Antônio do Leverger, 35mm em Cáceres, 25mm em Arenápolis e 21mm em Confresa.

As instabilidades associadas ao calor e a umidade ainda trazem temporais isolados. A chuva que ainda segue isolada, pode acumular um volume maior sobre as áreas do vale e leste do estado. Nas demais áreas do estado as chuvas continuam caindo de forma muito localizada. O mês de outubro ainda tem como característica a irregularidade que marca o início do período úmido, portanto o produtor que ainda não teve uma boa recuperação da umidade do solo, deve manter a atenção durante o plantio.

Nos Estado Unidos a chuva retorna nos próximos dias para o noroeste das áreas produtoras, causando apenas paralisações temporárias nas atividades de campo. No demais a colheita segue sem grandes dificuldades.

agroclimaMato Grosso