Circuito Aprosoja-MT encerra rodada de palestras na região Sul com saldo positivo

O município de Campo Verde, distante 137 quilômetros de Cuiabá, foi o último da região Sul de Mato Grosso a ser visitado pela rodada de palestras do Circuito Aprosoja 2023

O evento foi realizado na noite desta sexta-feira (19), no Ipanema Festas e Eventos e contou com a participação de mais de 100 pessoas. A segunda semana do Circuito percorreu um total de seis cidades: Alto Taquari, Alto Garças, Rondonópolis, Jaciara, Primavera do Leste e Campo Verde e reuniu aproximadamente 800 pessoas nos cinco dias de evento. O tema principal da edição deste ano do Circuito Aprosoja é “Produção e Meio Ambiente”.

Fernando Cadore – Presidente da Aprosoja MT

Na avaliação do presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, a participação dos produtores e das famílias nas palestras em todas as cidades atendeu às expectativas. “Chegamos na metade, um evento longo como o circuito e a gente está muito feliz com o resultado, com a aceitação dos nossos produtores rurais. Iniciamos na região norte e hoje encerramos a segunda semana aqui na região Sul, na cidade de Campo Verde. Temos recebido muitos feedbacks positivos, pois a palestra que trouxemos é uma visão diferente da questão ambiental, além da entidade também poder ter a oportunidade de trazer as ações da Aprosoja-MT e colher as demandas dos produtores”, destacou Cadore.

O 2° vice-presidente da região Sul, Fernando Ferri, afirmou que o tema escolhido este ano para o Circuito Aprosoja também estimulou a participação dos produtores. “Rodamos toda a região sul, hoje em Campo Verde estamos finalizando esta etapa. É uma honra receber o ex-ministro, Aldo Rebelo, aqui que traz muito conhecimento da parte política, tem uma bagagem muito grande. O assunto que o Aldo Rebelo traz é o tema ambiental e o 17° circuito da Aprosoja esse ano traz novamente o assunto do momento que está no contexto para que todos os associados estejam bem informados”, comentou Fernando Ferri.

Fábio Busanello, produtor rural e associado da Aprosoja-MT em Primavera do Leste, concorda que o grande diferencial do evento este ano foi o tema, por estar ligado diretamente aos interesses dos produtores. “Mais um importante evento da Aprosoja, sempre trazendo informações diferenciadas para o produtor rural, com palestras com pessoas importantes no cenário político nacional, sem dúvida é de grande valia para todos da região como todo o estado. A Aprosoja-MT está de parabéns, mais uma vez pela organização tudo muito bem feito”, enfatizou Busanello.

Para o palestrante, Aldo Rebelo, Mato Grosso hoje é o maior produtor de grãos do Brasil, como também de soja, de milho e carne. O Estado, segundo ele respondeu sozinho no primeiro trimestre desse ano por 45% do saldo da balança comercial do brasil. “E naturalmente quem lidera essa atividade, a produção agrícola, as exportações é o setor da soja que aqui ganhou um dinamismo muito grande, mudou a fisionomia do Estado, das cidades. Trouxe um ar de progresso e de desenvolvimento, gerando empregos, tributos, para o Mato Grosso e para o Brasil. Por esta razão, é uma experiência muito importante por se reunir produtores e agricultores e discutir os seus desafios e no caso mostrar uma relação que existe entre a produção de alimentos, a produção agrícola e a proteção do meio ambiente e a importância que tem essas duas coisas para Mato Grosso, para o Brasil e para o mundo”, argumentou Rebelo.

Ele ainda destacou que o mundo precisa ampliar a segurança alimentar do planeta e o Brasil tem uma grande responsabilidade nisso “porque é o país que dispõe de recursos naturais, de conhecimento agrícola, de produtores experientes para cumprir essa missão, que a ONU julga que é nossa ser o principal fiador da segurança alimentar do mundo. E a outra preocupação é o meio ambiente, nem um país no mundo tem uma legislação tão rigorosa, nem um país do mundo protege tanto a natureza, nem um país no mundo reserva tanta área para a proteção ambiental como o Brasil, inclusive nas propriedades rurais e muitas vezes a gente não é compreendido e o produtor aprece algumas vezes como o vilão do meio ambiente, quando na verdade ele no Brasil é o maior responsável e protetor do meio ambiente”, afirmou o palestrante.

Dados

O Circuito Aprosoja-MT está em sua 17ª edição e tem como objetivo principal levar informações estratégicas aos produtores. A expectativa até o final do evento é reunir cerca de 4.500 pessoas, nas 30 cidades por onde o Circuito vai passar. O evento é uma realização da Aprosoja-MT.

A 17ª edição do Circuito Aprosoja-MT já percorreu em onze dias cerca de 4.000 mil quilômetros. O evento já passou por 10 municípios da região Norte sendo eles: Alta Floresta, Marcelândia, Sinop, Vera, Sorriso, Ipiranga do Norte, Tapurah, Porto dos Gaúchos, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. A rodada de palestras também já percorreu seis municípios da região Sul do Estado, são eles: Alto Taquari, Alto Garças, Rondonópolis, Jaciara, Primavera do Leste e Campo Verde.

Ao todo aproximadamente 2.100 mil pessoas já participaram das rodadas de palestras com o palestrante e político de extensa experiência na vida pública, Aldo Rebelo.

Etapa Oeste

Na segunda-feira (29/05), a equipe da Aprosoja inicia a rodada de palestras pela região Oeste. O primeiro município a ser visitado é Campos de Júlio. O evento ocorre, às 18h30, no CTG Nova Querência. Na terça-feira (30), é a vez de Sapezal, às 18h30.

Já na quarta-feira (31) quem recebe o evento é os produtores rurais de Campo Novo do Parecis, às 18h30. Na quinta-feira (01/06) é a vez de Nova Maringá às 08h30 e Diamantino, às 18h30. E na sexta-feira (02/06) encerrando a rodada na região é a vez de Tangará da Serra receber o evento, as 18h30.

AGRONEWS® é informação para quem produz

17 edição do circuito aprosojamtaldo rebeloaprosojaaprosojamtcircuito aprojafernando cadoreMato Grosso