Assista o Boletim CLIMATEMPO 08 a 14 de novembro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana.
Choveu muito neste final de semana em áreas do Nordeste do Brasil e várias cidades registraram chuva muito além da média climatológica para o mês de novembro. Isso aconteceu devido a nuvens carregadas espalhadas pela região e a um corredor de umidade que se formou nos últimos dias.
Agora a tendência é que essa chuva perca a intensidade no Nordeste e volte para a região Sudeste.
De forma geral os Índices de água no país estão bem elevados, principalmente em áreas da região Sul, Sudeste e Matopiba, com acumulados de água no solo passando de 80%. O mesmo acontece em boa parte do Centro-Oeste do país, principalmente em áreas do norte do estado de Mato Grosso.
Na maior parte do país nesta semana, a tendência ainda é de instabilidades no Centro e Norte, portanto nesta terça-feira, essas regiões seguem em alerta para chuva que pode vir de moderada a forte intensidade. E não se descarta, inclusive, o risco para queda de granizo em estados como: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, principalmente até o dia 10 do mês de novembro.
Já na região Sul do Brasil, por enquanto, não tem áreas de instabilidade a ponto de provocar tempestades, mas a chuva deve ganhar força ao longo desta semana. A partir de quarta-feira, a chuva já volta para o centro-sul do país, pegando Mato Grosso do Sul, oeste do estado de Paraná, de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul, com acumulados que podem até passar de 75mm.
Na região Nordeste, a chuva perde intensidade, mas ainda tem algumas instabilidades na região do Matopiba que favorecem as pancadas de chuva pontuais e mais isoladas ao longo da semana. Isso deve manter os índices de água no solo bastante elevados.
Nas áreas produtoras da região do Matopiba, o grande destaque esta semana é o retorno das instabilidades para o estado de Minas Gerais. São esperados acumulados muito elevados em áreas do centro e do sul do estado, pegando até mesmo Vale do Jequitinhonha, sul de Minas, áreas da região da Mogiana Paulista, Mogiana Mineira, áreas também do Vale do Paraíba e até mesmo no Rio de Janeiro. Os acumulados podem passar facilmente de 100 mm ao longo desta semana. Isso acaba contribuindo para produtores do café arábica que estão em fase de enchimento de grão no estado de Minas Gerais.
No entanto, a chuva muito volumosa em um curto período de tempo também acende o alerta para o risco de erosão do solo nas áreas produtoras de café. Então muita atenção para o estado de Minas Gerais ao longo da semana e também nas duas semanas seguintes.
CLIMATEMPO 08 a 14 de novembro 2022
Fonte: CLIMATEMPO