Climatempo: fim de semana úmido em MT, GO e DF

O ar frio de origem polar ainda causou baixas temperatura nesta sexta-feira, 17, em áreas de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. Vai esquentar de novo no fim de semana e o ar úmido predomina no Centro-Oeste. Mas em Mato Grosso do Sul, o ar muito seco vai incomodar a população

Fim de semana úmido em MT, GO e DF

O ar úmido e ainda quente predomina neste fim de semana sobre Goiás, no Distrito Federal e na maioria das áreas de Mato Grosso. Mesmo com previsão de períodos com sol, as pancadas de chuva continuam a ocorrer especialmente durante a tarde e à noite e ainda podem se moderadas a fortes em algumas horas.

A região de Cuiabá, o sul e oeste (fronteira com a Bolívia) de Mato Grosso ainda ficam sem chuva no sábado, 18 de abril. O sol aparece forte e a temperatura sobe. Volta a chover a partir da tarde do domingo na região de Cuiabá e em quase todo o oeste de Mato Grosso. O tempo ainda deve continuar seco na região de Cáceres.

Siga-nos no facebook e instagram

Já para Mato Grosso do Sul, a previsão é de um fim de semana com temperatura em elevação e muito sol em todo o estado. Porém, pode chover na tarde ou noite deste sábado 17, em locais na divisa com Goiás.

Atenção com o baixo índice de umidade no ar! A umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30% durante várias horas no fim de semana e em grande parte do estado de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande.

O ar seco colabora para o ressecamento das vias aéreas superiores. O ressecamento das mucosas da boca e do nariz facilita a entrada de vírus.

Novo recorde de frio em Cuiabá

A madrugada desta sexta-feira, 17 de abril foi a mais fria do ano em Cuiabá, capital de Mato Grosso. O INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – registrou 17,1°C de temperatura mínima. O recorde de temperatura mais baixa em 2020 foi batido pelo segundo dia consecutivo O valor anterior de menor temperatura deste ano era de 20,0°C em 16 de abril.

O ar frio de origem polar foi sentido com mais força nesta sexta-feira em áreas do oeste e sul de Mato Grosso, onde a temperatura na madrugada ficou um pouco abaixo dos 15°C.

O INMET registrou 13,7°C em Comodoro, 14,0°C em Salto do Céu, 14,7°C em Cáceres e 14,9°C em Vila Bela da Santíssima Trindade.

Menos de 10°C em Mato Grosso do Sul

O INMET registrou 6,9°C em Rio Brilhante, 7,4°C em Bela Vista, 8,9°C em Amambai, 9,6°C em Água Clara. A região de Sidrolândia teve 10,3°C de temperatura mínima e em Jardim, a mínima foi de 10,9°C.

Em Campo Grande, a temperatura subiu e a mínima nesta sexta foi de 14,1°C. A madrugada do dia 17 de abril foi a mais fria do ano até agora, com a temperatura de 11,9°Cl.

Esta massa de ar polar que entrou no Brasil esta semana não teve força para avançar por todo o Centro-Oeste. Assim, não houve queda da temperatura relevante nas demais áreas de Mato Grosso, em Goiás e nem do Distrito Federal.

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/entenda-porque-os-gatos-caem-de-pe/

Por CLIMATEMPO

chuvaclimatempodistrito federalgoiásMato GrossoMato Grosso do Sul