Colheita de soja vai a 91% no Brasil; tempo seco preocupa no PR

Safra 2017/18 de soja está 91% colhida no Brasil.

A colheita da safra 2017/18 de soja chegou na quinta-feira (19) a 91% da área cultivada no Brasil, de acordo com levantamento da AgRural. O número representa avanço de seis pontos em uma semana e é próximo dos 92% do mesmo período do ano passado e dos 90% da média de cinco anos. Nesta semana, Goiás entrou para o grupo dos estados que já encerraram os trabalhos, ao qual também pertencem Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rondônia.

No resto do país, a colheita chegou a 68% no Rio Grande do Sul, 88% em Santa Catarina, 98% no Paraná, 99% em Minas Gerais, 82% no Maranhão, 95% no Tocantins, 70% no Piauí, 86% na Bahia e 37% no Pará.

Safra 2018/19

Com este levantamento, a AgRural encerra o acompanhamento semanal de colheita da safra 2017/18 de soja. O plantio da safra 2018/19 começará a ser monitorado na virada de setembro para outubro.
Paraná está em alerta por falta de chuva em áreas de milho safrinha
O tempo mais seco registrado em abril e a previsão de pouca chuva para as próximas duas semanas mantêm os produtores de milho segunda safra em alerta no sul de Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo e especialmente no Paraná. Apesar de ainda não haver perdas, a situação do oeste paranaense é a que mais inspira cuidado. Com 40% do milho em fase reprodutiva, a região recebeu poucas chuvas nos últimos 20 dias e não tem volumes dignos de nota previstos para o restante do mês.

MG, GO, norte de SP e Mato Grosso

Em Minas Gerais, Goiás e norte de São Paulo, pancadas de chuva têm favorecido o desenvolvimento da safrinha. Em Mato Grosso, o milho segue se desenvolvendo bem e deve registrar boas produtividades nas áreas mais adiantadas do oeste e norte, onde a colheita começa em meados de maio. Mas as lavouras do sul e do leste, que são plantadas mais tarde, ainda precisam de chuva nos últimos dias de abril e ao longo de todo o mês de maio.

Milho verão está 77% colhido no Centro-Sul

A safra 2017/18 de milho verão do Centro-Sul do Brasil estava 77% colhida na quinta-feira (19), ante 72% na semana passada, 87% há um ano e 82% na média de cinco anos. Com os trabalhos encerrados em São Paulo e muito próximos do fim no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a colheita agora se concentra em Minas Gerais e Goiás.

Por: AgRural