Apesar de o caule permanecer verde, devido a uma praga as folhas secam e caem das árvores que tenho na fazenda onde moro. Como eliminar essa praga que também ataca as fruteiras?
Liria Daiana Ribeiro, de Icaraíma (PR)
Trata-se do ataque da lagarta Oiketicus geyeri (Lepidoptera, Psychidae), vulgarmente chamada de bicho-cigarro. Ela é gregária em árvores na qual ocorre a fecundação, pois ao se tornar adulta e reproduzir na forma larval dentro do próprio cesto, as fêmeas sem conseguir voar espalham-se pela planta. Apenas os machos são alados e voam. Por isso, normalmente é difícil se apresentarem como pragas importantes, principalmente considerando que seu ciclo biológico é longo – cerca de oito meses –, além das dificuldades já mencionadas. Portanto, dificilmente há necessidade de se efetuar um controle químico, como por exemplo o uso de um piretróide ou carbamato, ainda mais se considerar que existe um inimigo natural. A vespa (Hymenoptera, Ichneumonidae) consegue parasitar as fêmeas desse inseto dentro do cesto.
CONSULTOR: SINVAL SILVEIRA NETO, engenheiro agrônomo, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), Rua José Pinto de Almeida, 158, CEP 13416-700, Piracicaba (SP), sinvalneto@usp.br
Fonte: GloboRural