Se eu te perguntasse agora qual é a sua cor preferida, você saberia responder imediatamente? Possivelmente sim, já que as cores, mesmo de maneira subliminar, causam muitas influências na vida das pessoas.
E se eu te falar que existe uma ciência que estuda as cores? Ela é denominada colorimetria,, e desenvolve métodos de quantificação da cor e também estuda o tom, a saturação e sua intensidade.
Explicando estes termos, basicamente, o que faz com que a cor seja identificada como azul, verde, amarela, ou qualquer outra, é o tom, por exemplo. Enquanto isso, a saturação mostra se ela é natural ou pigmentada artificialmente.
Já a intensidade é responsável pela caracterização da força das colorações. E, por fim, elas são divididas em como primárias, secundárias, terciárias e neutra.
Vermelho, amarelo e azul são as cores primárias. O vermelho é uma cor quente, a qual mostra a vitalidade, energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre, por isso desperta o otimismo. Já o azul, é a cor que dá concentração e aprimora a mente.
Para que as cores secundárias sejam formadas, é preciso que duas primárias sejam formadas.São elas: verde ( azul e amarelo), roxo (azul e vermelho) e laranja (vermelho e amarela).
As cores terciárias são o resultado da mistura de uma cor primária, seja com uma ou duas cores secundárias. Elas, portanto, são todas as outras cores, como o marrom, que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.
As cores neutras são utilizadas para complementar uma cor desejada por possuírem por reflexo. O cinza, o branco e o marrom são exemplos deste tipo. O branco significa luz isenta de cor, o preto é a ausência de cor os tons de cinzas são a mistura do preto com o branco.
A psicologia das cores estuda qual é o impacto que cada cor causa no cérebro humano. De acordo com o conceito,cada uma possui um significado, por isso causam diferentes emoções entre as pessoas.
Portanto, a comunicação pode ser influenciada de forma direta a partir das possíveis interpretações de cada uma das cores. No marketing, por exemplo, transmitir a emoção pode ser decisivo no momento de fazer com que o cliente se sinta estimulado a comprar algum item.
Há algumas informações sobre as cores que valem a penas se destacadas.
Observe:
A psicologia das cores estuda o significado e a emoção que cada uma delas causam ao ser humano.
Por ser uma cor forte, o amarelo chama a atenção de quem o vê. ela é comprada ao sol e remete também à luz e ao calor. Além do mais, alguns estudiosos acreditam que o amarelo pode estimular a fome. Não à toa, marcas como Mc Donalds e Burguer King a utilizam para estimular o consumo.
Na psicologia das cores., a cor vermelha é uma de maiores destaques. Dessa forma, ela pode representar diferentes emoções, tais como amor e raiva. Além disso, a psicologia diz que ela ainda provoca a excitação e também a fome.
É uma cor conectada à natureza e, por isso, traz leveza, tranquilidade e harmonia. Essa cor também possui relação com a esperança e também remete à saúde.
O rosa claro transmite a tranquilidade e a inocência, portanto remete à infância. Já o rosa mais escuro remete à paixão e a sedução.
O laranja possui diversas características em comum com o vermelho e o amarelo. É uma cor alegre e, por isso, transmite energia ao público e estimula a criatividade. No entanto, como é uma cor secundária, ela é menos impactante que as primárias.
O azul é uma cor unânime. Em tons mais claros transmite sensação de leveza e tranquilidade. Enquanto o azul mais escuro é utilizado para demonstrar segurança e poder. esta cor é muito utilizada por empresas que desejam passar credibilidade e confianças. No setor de tecnologia ela é muito presente.
A psicologia diz que o roxo ou violeta possui ligação com a antiguidade. Antigamente, somente nobres, bispos e família real podiam utilizar vestimentas dessa cor. Dessa forma, ela significa poder, sabedoria e respeito. Além de transmitir uma ideia de criatividade.
Pode passar a ideia de elegância e, atualmente, é uma das cores da moda. Ademais, ela também possui relação direta com a natureza, sendo aquela que representa a cor da madeira e da terra.
É a mais elegante das cores! Por isso, remete à sofistificação, modernidade e luxo. ela pode ser vinculada também a situações de medo ou curiosidade.
A branca é a cor mais pura. Assim sendo, ela remete à claridade, pureza, paz e também à elegância. Além do mais, esta cor é utilizada para transmitir higiene, dentre outras séries de funções.
O cinza é o resultado da junção do preto com o branco. E assim como suas primárias, ela ajuda a ressaltar as neutras. De maneira isolada, pode-se dizer que é uma cor agradável e que passa a sensação de modernidade e profissionalismo.
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Bandeira do Brasil, qual o verdadeiro significado de suas cores?
Fonte: Rota Máxima, Brasil Escola.
Imagens: Pixabay.