Demanda chinesa impulsiona preços da soja

No mercado da soja, clima adverso e retração produtora eleva os preços

Os preços da soja no mercado interno experimentaram altas na última semana, impulsionados por preocupações relacionadas à produtividade da safra 2023/24. As condições climáticas desfavoráveis afastaram os produtores de negociações envolvendo grandes lotes no spot, gerando uma retração no setor.

Apesar das chuvas recentes no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil terem beneficiado as atividades de campo, a umidade do solo permanece abaixo do ideal para o desenvolvimento da cultura da soja. Essa condição desafiadora coloca em xeque a produtividade e adiciona incertezas ao panorama da safra, contribuindo para a volatilidade nos preços.

Em um relatório divulgado no último dia 8, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) revisou para baixo a produção brasileira de soja em 2 milhões de toneladas em comparação com as estimativas de novembro. A nova projeção estabelece a produção em 161 milhões de toneladas, ainda um recorde, mas indicando uma possível redução diante das adversidades climáticas.

Além das preocupações locais, o movimento de alta nos preços da soja também encontra respaldo em estimativas que apontam para uma maior demanda por parte da China na temporada 2023/24. A crescente necessidade chinesa pela oleaginosa adiciona pressão positiva às cotações internas.

Na análise anterior vimos que, “Os preços da soja enfrentam uma nova queda neste início de dezembro, marcados por desvalorizações externas, cambiais e, mais recentemente, pela influência das condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras do país”. Clique aqui para ver a análise na íntegra.

Com oferta de 1200 animais, grande Leilão “Lance Final” encerra atividades de 2023 da Estância Nogueira Leilões

Na última sexta-feira, dia 15, o Parque de Exposições Jonas Pinheiro foi palco de um dos maiores eventos do setor pecuário do Mato Grosso, o leilão “Lance Final“, promovido pela renomada Estância Nogueira Leilões, uma empresa com mais de 20 anos de experiência e reconhecida como uma das maiores leiloeiras do estado.

Alta participação e qualidade dos animais

O leilão reuniu cerca de 1200 animais em diversas categorias, desde bezerros até animais para cria, recria e engorda. A participação expressiva de produtores do estado ressaltou a importância e a confiança que o mercado deposita na Estância Nogueira Leilões. Com uma equipe altamente qualificada, a empresa busca continuamente aprimorar suas estratégias comerciais para assegurar bons resultados a todos os envolvidos. Clique aqui para ver na íntegra.

Por Daniele Balieiro/AGRONEWS®

AGRONEWS® é informação para quem produz

mercado da sojapreço da sojasafrasoja