Hoje, 14 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Pecuária. Esta é uma data muito importante para todos nós brasileiros, pois enaltece essa atividade que é um dos principais pilares econômicos do Brasil. A pecuária auxilia no desenvolvimento do nosso país, expande mercados e é responsável por colocar alimento saudável e seguro na mesa, não só de nós brasileiros, mas em todo o mundo.
Por isso, nós do AGRONEWS® não poderíamos deixar passar em branco essa data tão relevante para a nossa gente. Confira esta matéria especial sobre o Dia Nacional da Pecuária.
A pecuária no Brasil
Em números, a Pecuária Brasileira é considerada uma das mais produtivas em todo o mundo. Além de ser um dos maiores exportadores de carne bovina, o país também se destaca na criação de aves, que compõem mais de 70% do efetivo dos rebanhos brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) informou que a adoção de tecnologias na pecuária brasileira proporcionou a modernização do setor com incremento da produção e da produtividade, em bases sustentáveis. Nos últimos 40 anos, a produção de carne de aves aumentou 22 vezes; a de carne suína, 4 vezes; a de leite, 4 vezes; e a produção de carne bovina, 4 vezes.
Pesquisas em genética, avanços no controle de pragas e doenças e melhoria das pastagens aumentaram de 11% para 22% a média de desfrute dos rebanhos bovinos de corte. Cinco cultivares de forrageiras da Embrapa são responsáveis por quase 80% do mercado nacional e levaram o Brasil a se tornar o maior exportador de sementes forrageiras tropicais do mundo.
Com o suíno light, a pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de animais com menor percentual de gordura que hoje representam o padrão do rebanho nacional. A produção anual de leite duplicou nos últimos 20 anos e o aumento não ocorreu só com a expansão do rebanho, mas também com a produtividade das vacas, a partir da incorporação de tecnologias.
O Brasil possui um rebanho de mais de 218 milhões de cabeças, criadas em aproximadamente 167 milhões de hectares. A lotação média no país é de 1,25 cab. /ha (unidade de cabeça por hectare). Atualmente a produção pecuária de bovinos é partilhada principalmente pelo Centro-Oeste, Sudeste e Sul, cabendo ao Nordeste o predomínio sobre as criações de caprinos e muares. Os ovinos se concentram no Sul e Nordeste (Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará são os principais produtores). Os suínos e as aves se concentram no Sudeste e no Sul.
Abaixo você confere o último boletim divulgado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O Brasil é maravilhoso e a nossa pecuária leva vantagens em termos de clima, abundância de água e formação de pastagens, que são requisitos importantes para o gado criado em sistemas de pasto, garantindo globalmente o fornecimento de carne com excelência e qualidade, seguindo todas as diretrizes de segurança alimentar.
Mato Grosso o gigante da pecuária
Não poderíamos deixar de citar que dentro do cenário nacional, o estado de Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país. A pecuária mato-grossense quebrou seu próprio recorde e seu rebanho atingiu 32,7 milhões de cabeças. Dos 141 municípios no estado, somente dez concentram 25% da produção pecuária e 20% das fazendas de gado, sendo Cáceres o maior produtor – com mais de 1 milhão de cabeças e 3 mil propriedades rurais.
No período de um ano, o rebanho bovino de Mato Grosso teve aumento em 1,624 milhão de cabeças e agora totaliza 32.788.192 de cabeças. Este é um novo recorde para o estado de Mato Grosso, campeão na atividade pecuária no país. Levando em conta a estimativa populacional do IBGE para Mato Grosso em 2021, são 9 bois a cada um habitante.
Conforme os dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), o rebanho cresceu 5,2% no Estado de novembro de 2021 em relação a novembro de 2020, e em praticamente todas as 14 regionais do Estado, com exceção da de Barra do Garças, onde houve um pequeno decréscimo de 0,6%. Ficaram com crescimento acima da média estadual as Regionais de Cáceres, Alta Floresta, Barra do Bugres, São Felix do Araguaia, Pontes e Lacerda e Juína, sendo esta última com maior incremento (10,4%).
Em entrevista ao Agronews, pecuarista e presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, afirma que o Dia Nacional da Pecuária tem a mesma importância que o Dia da Independência do Brasil e deve ser comemorada por todos. “A pecuária é um segmento de muita importância no mundo, não só ao Brasil, e Mato Grosso vem sendo um cartão postal para o país ao representar a pecuária. O dia nacional da pecuária precisa ser comemorado com mais destaque e deveria ser comemorado com a mesma importância que o dia 7 de setembro, dia da independência.”, avalia Nogueira.
Uma curiosidade é que hoje, 14 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Pecuária, mas o Dia Nacional do Pecuarista, é comemorado no dia 15 de julho.
Agora que você já conhece um pouquinho da magnitude desta atividade tão importante para o país, vamos esclarecer didaticamente o que é a pecuária, quais tecnologias fizeram este setor avançar e os motivos que fazem a pecuária ter tanta relevância no cenário nacional. Confira!
Afinal, o que é pecuária?
Pecuária vem de Pecus, em latim que significa “gado”. A palavra tem a mesma raiz de “pecúnia” (moeda, dinheiro). Na antiga Roma, os animais criados para abate também eram usados como reserva de valor.
A criação de gado é uma das mais velhas atividades conhecidas, resultado do aperfeiçoamento do trabalho dos caçadores-coletores, que já existiam há cerca de 100.000 anos, quando aprenderam a aprisionar os animais vivos para posterior abate. Posteriormente perceberam a possibilidade de administrar a sua reprodução. Nos primeiros estágios da pecuária, o homem continuava nômade, e na maioria das vezes conduzia seus rebanhos domesticados em suas perambulações, já não procurando a caça, mas sim novas pastagens para alimentar o rebanho.
A ciência da criação de animais chama-se Zootecnia e é ensinada em muitas universidades e faculdades, principalmente em áreas rurais.
Na atualidade, os trabalhadores conhecidos como “peões”, “vaqueiros”, “campinos”, entre outros, são aqueles que realizarem trabalhos com gado bovino e /ou bubalino criados primariamente para serem usados como fontes de carne.
Carne (bovina, bubalina, de aves etc), ovos, leite e mel são os principais produtos alimentares oriundos da atividade pecuária. Couro, lã e seda são exemplos de fibras usadas na indústria de vestimentas e calçados. O couro também é extensivamente usado na indústria de mobiliário e de automóveis.
Tipos de pecuária
E não pense você que o termo pecuária é exclusividade apenas da atividade de criação de bovinos (bois e vacas), existem diversos tipos e você pode ver logo abaixo:
- Apicultura (criação de abelhas)
- Avicultura (criação de aves)
- Assininocultura (criação de burros)
- Camelicultura (criação de camelideos – lhamas, vicunhas, camelos)
- Carcinicultura (criação de camarões)
- Crocodilicultura – (criação de crocodilianos – jacarés e crocodilos)
- Cunicultura (criação de coelhos)
- Equinocultura (criação de cavalos)
- Estrutiocultura (criação de avestruzes)
- Herpetocultura (criação de répteis)
- Maricultura (criação de mariscos)
- Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão)
- Ovinocultura (criação de ovinos – ovelhas)
- Pecuária de corte (criação de bovinos para fornecimento de carne)
- Pecuária de lã (criação de ovinos ou caprinos para fornecimento de lã)
- Pecuária de leite (criação de bovinos para fornecimento de leite)
- Piscicultura (criação de peixes)
- Quelonicultura (criação de quelônios – tartarugas)
- Ranicultura (criação de rãs)
- Sericicultura (criação de bicho-da-seda)
- Suinocultura (criação de porcos)
- Truticultura (criação de trutas)
A pecuária também vai muito além dos bois e vacas, da qualidade dos produtos e de ser uma mola propulsora da economia brasileira. A atividade vem ganhando destaque no que se refere à produção com eficiência, tecnologia, sustentabilidade e conservação ambiental.
“A pecuária, para quem vive no dia a dia, é paixão. Temos preocupação com o bem-estar animal e em produzir uma carne de qualidade que seja aceita mundo afora. Hoje estamos muito preocupados com o futuro”, afirmou o 1º vice-presidente da Acrimat, Amarildo Merotti.
Por tantas contribuições ao Brasil e ao mundo, a pecuária merece todo o reconhecimento e valorização. Pensando nisso a Associação de Criadores de Mato Grosso – Acrimat, produziu um vídeo em homenagem aos pecuaristas do Brasil. Confira!
Tecnologia e inovação
Os avanços tecnológicos vêm revolucionando vários setores do mercado, mudando o modo de produção e a forma de consumo, no setor pecuário não é diferente.
Para o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, a pecuária evolui a cada dia e isso abre portas no mundo para que a carne brasileira entre com segurança e qualidade. “A pecuária vem evoluindo no desenvolvimento do comércio de rebanho. A carne brasileira hoje é aceita no mundo inteiro devido ao grande trabalho que é feito com tecnologia, como é do melhoramento genético e a inseminação artificial.”, avalia Celso Nogueira.
A tecnologia disponível que está sendo cada vez mais utilizada, vem gerando resultados positivos em âmbito nacional e global e busca atender as necessidades dos pecuaristas de forma eficiente, buscando levar soluções completas.
Mas como essas tecnologias possibilitam este desempenho? Veja abaixo alguns exemplos de tecnologias que estão contribuindo para a evolução da pecuária:
- Melhoramento genético: As técnicas de reprodução bovina, como a inseminação artificial e a transferência de embriões, favorecem decisivamente no desenvolvimento da atividade, sendo ela um dos principais fatores da evolução da pecuária brasileira.
- Identificadores eletrônicos: Este dispositivo facilita a leitura e identificação dos animais em tempo real, 24 horas por dia, trazendo comodidade ao produtor.
- Nutrição de precisão: A nutrição de precisão oferece aos animais os insumos necessários na quantidade certa, no momento ideal. Lembrando que a alimentação representa aproximadamente 70% dos custos da produção pecuária.
- Balanças eletrônicas: Possibilitam a coleta de dados individualmente automatizada, oque reduz drasticamente o tempo necessário para a captação além de reduzir também os erros de estatísticas e perca de informações. Com o uso deste dispositivo a coleta de dados, como o peso do rebanho, ficou mais preciso e fácil, seus sensores eletrônicos proporcionam o monitoramento do ambiente gerando dados sobre as condições do rebanho, gerando mais produtividade aos Criadores e conforto aos animais.
Motivos que comprovam a relevância da pecuária nacional
Como dissemos, o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de carne do mundo e este setor corresponde a boa parte da economia nacional, representando uma enorme relevância. Dentre as principais razões para tal, destacam-se 5 fatores:
- O Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo.
- Até setembro de 2022 a receita de exportação de carne bovina somou o equivalente U$9,18 bilhões, alta de 40,7% comparado ao mesmo período de 2021.
- O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina, seguido por Estados Unidos (EUA), Índia e Austrália. (Dado fornecido pelo USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em julho de 2022).
- Nosso país possui um parque industrial com capacidade de abate de quase 200 mil bovinos por dia.
- De janeiro a março de 2022 houve um incremento de mais 1 milhão de trabalhadores no setor agropecuário, 6,2% a mais em relação ao mesmo período de 2021, chegando a 18,74 milhões de pessoas. O grupo empregado no agro chega a quase 20% do total de participação no mercado de trabalho do Brasil.
Parabéns aos pecuaristas do Brasil
Não podemos citar a relevância da pecuária nacional sem citar o responsável por tudo isso, o pecuarista. É dele a preocupação com a alimentação dos animais, com a sanidade, no cuidado com o manejo e a busca contínua da produtividade pecuária, com sustentabilidade e em harmonia com a natureza. O pecuarista leva consigo o conceito de trabalho, na lida diária no campo, com profissionalismo e dedicação.
É nobre esta missão, que pertence aos pecuaristas, de levar alimento às mesas de todo o mundo, através da produção de proteína animal, como a carne, leite, ovos e seus derivados. E este nobre guerreiro vêm superando a cada dia, com qualidade e quantidade, essa atividade tão importante para todos nós.
Fica aqui registrado, que nós do Agronews® ressaltamos a relevância que o setor pecuário exerce ao nosso país, e principalmente a importância de se valorizar o trabalho realizado pelo homem do campo. Fica aqui os nossos mais sinceros agradecimentos aos pecuaristas do Brasil.
Muito obrigado!
Por: Vicente Delgado e Bianca Mortelaro
AGRONEWS® é informação para quem produz
]]>