Dinapec 2017: programação do SENAR/MS inclui oficinas e dia de campo do ABC Cerrado

O SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural estará presente na 12ª edição da Dinapec – Dinâmica Agropecuária, realizada entre os dias 8 e 10 de março, na sede da Embrapa Gado de Corte – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, oferecendo 18 oficinas que abordam temas voltados ao cotidiano do trabalho realizado por produtores e colaboradores de atividades agrícolas.

A feira tecnológica apresenta ao produtor a condição de se atualizar em técnicas agropecuárias e aprofundar os conhecimentos em uma série de tecnologias produtivas. O evento é gratuito e os interessados podem confirmar a inscrição no endereço: www.cnpgc.embrapa.br. Entre as oficinas oferecidas pelo SENAR/MS estão: Primeiros Socorros, Regulagem e utilização de plantadeira e NR 31 – Segurança no Trabalho Rural.

Na avaliação do presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, a Dinapec representa o desenvolvimento do setor no Estado. “Este evento comprova o comprometimento de todos os setores produtivos em garantir uma produção cada vez mais eficiente e atenta às exigências do mercado nacional e internacional. Demonstra que o produtor rural está focado em produzir mais, com qualidade e respeitando as normas de sustentabilidade”, aponta.

Tecnologia em sistemas produtivos – além das oficinas disponibilizadas em todos os dias do evento, em 9 de março será realizado o 1º Dia de Campo do programa ABC Cerrado que ofertará um roteiro tecnológico, no qual estão previstas palestras sobre ILPF – Integração Lavoura-Pecuária e Floresta e Manejo e Recuperação de Pastagens dentro do contexto proposto pelo SENAR Brasil.

A iniciativa lançada em oito estados brasileiros tem objetivo de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no território nacional, por intermédio de capacitações em quatro sistemas produtivos: plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, ILPF – integração Lavoura, Pecuária e Floresta e Florestas Plantadas. Os produtores que concluírem o treinamento e estiverem aptos a receber orientações, receberão no prazo de 18 meses, atendimento técnico pela metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial.

Na ocasião será lançado o canteiro de obras da área onde será construído o Centro de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural, voltado à bovinocultura de corte. O espaço tem objetivo de oferecer educação profissional de nível médio e técnico e futuramente, superior, na modalidade presencial e à distância. O projeto em Mato Grosso do Sul terá outra unidade com foco em cana-de-açúcar, construída em Dourados.

Sobre o evento – A Dinapec é realizada em conjunto com o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul que nesta edição se compõe por 10 Roteiros e 13 Oficinas, totalizando mais de 40 tecnologias apresentadas. Ao longo do ano também é possível visitar a vitrine tecnológica que mostra os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Gado de Corte. Confira a programação completa aqui: http://ow.ly/JMkz309iMX8

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

 

 

Fonte: SENAR

campocerradodinapecincluioficinasprogramaSenar