“E agora José?” – A vida de um produtor de leite

José ao ver seus vizinhos inovando, investindo em tecnologia e em conhecimento, os chamava de loucos, dizia que logo logo eles iriam quebrar.

O passar do tempo foi mostrando o outro lado da situação para José. Seus vizinhos estão prosperando, produzindo cada vez mais e melhor.

Aplicando os conhecimentos adquiridos e buscando sempre mais, usando a tecnologia de forma proporcional a capacidade da propriedade e contando com o apoio de uma assistência técnica qualificada, seus vizinhos já estão em uma situação melhor que ele.

Na expectativa de pagar algumas contas atrasadas, José vendeu algumas vacas para o frigorífico, aproveitando a alta do preço da carne.

O mercado caminha para uma alta nos preços do leite, José está apavorado, com poucas vacas, não vai ter uma produção expressiva, assim sendo não irá aproveitar a tão esperada alta.

E AGORA JOSÉ?

Não se apavore José, as vacas que você vendeu eram vacas problemáticas, já estavam na fila do descarte, isso fará com que você produza um leite de melho qualidade, mesmo que em um volume um pouco menor, a ração que aquelas vacas comeriam, distribua entre as que estão produzindo bem, elas irão responder em produção.

Use os erros do passado como aprendizado, entenda que ninguém sabe tudo, sempre tem algo novo para você aprender.

Entenda que a tecnologia bem aplicada sempre traz bom resultado, que não podemos fugir dela, não tiramos mais leite em caverna, precisamos estar aberto as novidades.

Busque uma boa assistência técnica, isto é o que tem feito a diferença nas propriedades de sucesso. propriedades sem assistência estarão fadadas ao extermínio.

Não se apavore, não se desespere, ainda existe uma saída, mas não demore, corra fazer o que tem que ser feito e projete sua propriedade para o sucesso.

Tenha consciência que um passo de cada vez você chega lá, basta fazer o que é certo, sabemos que não é fácil, mesmo não sendo fácil é possível, se é possível, vá e faça, seja feliz produzindo leite, tenha lucro e satisfação e conte comigo no que eu puder ajudar.

Por: Fabrício Nascimento – Produtor de leite e palestrante

leitepecuaristas de leiteprodutor de leitevaca