A safra atual apresenta um cenário positivo para a soja e o milho safrinha, impulsionado por diversos fatores, incluindo expectativas de produtividade acima da média e um aumento na demanda por milho. Mas mesmo com ótimas perspectivas de produtividade nas safras de milho e trigo, os agricultores não podem descuidar dos investimentos em insumos de proteção.
Um ponto de atenção se refere aos custos operacionais que estão subindo. E para entender melhor essas nuances e como proteger o ciclo produtivo, entrevistamos o engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da IHARA, João Tomás, que reafirma a importância de se observar todo o sistema produtivo, principalmente para garantir o crescimento sustentável. “Precisamos controlar pragas, doenças e plantas daninhas com produtos eficazes e de amplo espectro, como os oferecidos pela IHARA (Zeus, Terminos e Yamato). Não economize no que garante a sua colheita! Consulte os agrônomos da sua região e maximize sua rentabilidade.“, explica Tomás.
A IHARA tem larga experiência no mercado, com 60 anos de atuação e um portfólio de produtos inovadores que visam solucionar os principais desafios enfrentados pelos agricultores, como pragas, doenças e plantas daninhas resistentes.
Cenário de Mercado
Segundo Tomás, a soja, apesar de algumas secas em certas regiões, a expectativa é de uma safra de 170 milhões de toneladas, acima da média histórica. Os estoques mundiais de soja estão elevados, o que pode não trazer um viés de preço para cima, como ocorreu no passado. Mesmo assim, deixará no bolso do produtor uma certa lucratividade pelo volume de produção.
![Ihara (3)](https://agronewsbr.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IHARA-3-1024x771.webp)
O mesmo para o milho, que mantém perspectivas altamente positivas, com melhores janelas de plantio e aumento da demanda, tanto para consumo interno quanto para exportação. O consumo doméstico tem crescido devido à produção de proteína e etanol. O milho safrinha tem apresentado alta rentabilidade, superando inclusive a soja em algumas regiões.
E no trigo, o cenário se mantém muito favorável, com estoques de passagem baixos devido a uma frustração da safra anterior, resultando em um viés de alta nos preços e aumento da área plantada.
Desafios da agricultura
É notável que o agricultor enfrenta desafios como plantas daninhas resistentes a herbicidas, doenças secundárias, migração de pragas e a necessidade de otimizar o uso de defensivos. Além disso, os custos operacionais, como frete, óleo diesel e mão de obra, têm aumentado, impactando a rentabilidade. Nesse sentido, o especialista indica como fundamental que o produtor invista em produtividade, utilizando os produtos certos e no momento certo, para garantir um bom retorno.
![Ihara (1)](https://agronewsbr.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IHARA-1-1024x771.webp)
A IHARA se posiciona como uma empresa de inovação, trazendo soluções tecnológicas para o agricultor. Seus produtos são desenvolvidos com foco em multiculturas, amplo espectro de ação e eficiência no controle de pragas e doenças. Os principais produtos do portfólio apresentados durante a Show Rural Coopavel deste ano incluem:
Inseticida Zeus: Oferece controle rápido (em duas horas) e longo período de controle, atuando em diversas pragas do milho e da soja, incluindo percevejos e cigarrinhas. O Zeus possui registro para multiculturas, permitindo que o produtor utilize o produto em diferentes culturas caso sobre da aplicação em outra.
![Ihara (4)](https://agronewsbr.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IHARA-4-1024x771.webp)
Inseticida Terminus: Possui um efeito de choque muito grande, com duas vezes e meia mais produto de contato que os concorrentes, garantindo um controle superior das pragas. Assim como o Zeus, o Terminus também oferece um longo período de controle, flexibilidade e foco em produtividade.
Fungicida Sugoy: É um fungicida de mistura tripla, combinando carboxamida, estrobilurina e multicítio, oferecendo proteção completa contra doenças da soja em todas as fases. É prático, não necessitando de mistura no tanque, e com zero fitotoxicidade.
Fungicida Fusão: É líder no consórcio antiferrugem da Embrapa há três anos, com alta performance no controle de doenças como mancha alvo e ferrugem. Possui registro para soja, milho e trigo, com um custo baixo e alta eficiência.
Herbicida Yamato: É um herbicida pré-emergente que controla plantas daninhas resistentes como caruru e pé de galinha, oferecendo seletividade em diversas culturas e registro para soja, milho e trigo.
“O uso de pré-emergentes é fundamental para evitar a competição de plantas daninhas com a cultura desde o início do ciclo. A IHARA investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento de novas moléculas e formulações, buscando sempre oferecer as melhores soluções para os desafios do campo.“, completa Tomás.
Para 2025, a IHARA planeja lançar mais de oito novos produtos, incluindo fungicidas, inseticidas e biológicos.
AGRONEWS é informação para quem produz