De acordo com levantamento do Cepea, o volume de etanol hidratado negociado na primeira semana de dezembro foi o mais alto de toda a série histórica, iniciada em 2002.
A quantidade comercializada no período foi 78% superior à da última semana de novembro/18 e mais que o dobro da verificada no início de dezembro de 2017. Segundo colaboradores do Cepea, esse cenário se deve à maior demanda pelo biocombustível, devido à proximidade das festas de fim de ano. Diante disso, depois de sete semanas em queda, o preço do etanol hidratado subiu no mercado spot do estado de São Paulo. Entre 3 e 7 de dezembro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado foi de R$ 1,6641/litro, aumento de 2,54% em relação ao período anterior. Para o etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ semanal fechou a R$ 1,8263/litro, alta de 3,18% no mesmo comparativo – neste caso, o aumento foi verificado após seis semanas de queda.
Além da maior demanda, os aumentos nos preços do etanol estiveram atrelados ao encerramento da moagem por parte de muitas usinas paulistas. Ainda, a recuperação do preço do petróleo Brent no final da semana passada e o reajuste no valor da gasolina A pela Petrobrás também deram sustentação aos preços do biocombustível.
Fonte: Cepea