Expoagro 2024 será um Hub de Integração da América do Sul

Com muitas novidades e uma proposta de internacionalização, a Expoagro 2024 está pronta para brilhar mais uma vez!

O Sindicato Rural de Cuiabá realizou na manhã desta sexta-feira(23), uma reunião estratégica para discutir os resultados alcançados em 2023 e as inovações que serão implementadas nesta nova edição. O presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira, destacou o sucesso alcançado no último evento.

Internacionalização da Expoagro

Este ano, a Expoagro pretende ir além das fronteiras regionais e nacionais, transformando-se em um grande Hub de Integração da América do Sul. O presidente do Sindicato Rural enfatiza a importância do evento para a capital cuiabana. “Estamos indo para a 56ª edição deste evento que é uma tradição aqui da nossa capital. A cada ano, nós evoluímos e procuramos melhorar as atrações e tudo que acontece na Expoagro. Quero agradecer aos secretários, Allan Kardec e Anderson Lombardi, por estarem aqui representando o Governo do estado, que entendeu a nossa proposta e tem nos apoiado. Nossa intenção é levar as coisas boas do campo para a população urbana e aos mesmo tempo, capacitar e gerar bons negócios no setor rural.“, comenta Nogueira.

Vicente Falcão – dir. Financeiro do Sindicato Rural de Cuiabá

Vicente Falcão, Diretor Financeiro do Sindicato Rural, antecipou algumas das novidades que estão sendo preparadas pela organização. Como por exemplo, a 1ª edição da ExpoKids, um espaço dedicado ao público infantil com atividades e atrações rurais. Além disso, o novo layout da infraestrutura promete uma experiência ainda mais imersiva para os visitantes, com a mudança na arena de shows e rodeios. Falcão comenta: “Esse é o grande desafio, internacionalizar a Expoagro, inovar e trazer o que há de melhor no setor agro de Mato Grosso para o mundo.“, completa.

Compromisso com a inovação e tecnologia

Celso Nogueira – pres. do Sindicato Rural e Prof. Dr. Allan Kardec – sec. de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Prof. Dr. Allan Kardec, destaca a importância da integração entre o setor acadêmico e o agronegócio. Ele ressalta: “Ano passado nós tivemos uma pequena participação da Seciteci, mas esse ano nós queremos estar integrados 100%, juntamente com a UFMT e também com o Fórum das Universidades do Estado de Mato Grosso, que nós vamos trazer aqui pra dentro. E esse ano, é um ano muito importante para nós, pois vamos inaugurar o Parque Tecnológico de Várzea Grande. E tudo isso conecta com o que acontece no setor agro.“, diz o secretário.

O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, Anderson Lombardi, também esteve presente na reunião e reconheceu a Expoagro como uma excelente oportunidade para levar informações relevantes à sociedade. “A Sedec é muito grande, ela tem muitos assuntos, e a oportunidade que a gente tem de levar esses assuntos pra sociedade é participando de feiras como a Expoagro. Pode contar conosco.“, comenta Lombardi.

Gestão transparente das atividades

A CORDEMATO, uma OSC com vasta experiência em projetos culturais, terá uma participação fundamental na gestão das ações. O presidente da entidade, Johnny Everson destacou a importância em ter uma gestão transparente do trabalho realizado, e consequentemente contribuir para o cumprimento dos objetivos propostos de internacionalização do evento. “Mais que um evento cultural e de negócios, a Expoagro é uma vitrine de toda a cadeia produtiva de Mato Grosso para o mundo. E estamos muito felizes em poder ajudar a gerir a Expoagro nesse desafio de tornar internacional.“, afirma Johnny.

Comunicação efetiva e impacto positivo

Alguns resultados das estratégias de comunicação da edição anterior foram apresentados, destacando o sucesso alcançado pela TV Centro América e pelo Road-Show para Jornalistas e Influenciadores do Agro. Durante a reunião, a TVCA, um dos veículos contratados na edição anterior, apresentou book de resultados alcançados pelas peças publicitárias e ações de comunicação desenvolvidas para o evento. Segundo as métricas da emissora, foram quase 2 milhões de telespectadores, com mais de 27 milhões impactos publicitários entre todas as mídias.

Outra ação estratégica de comunicação que trouxe muito resultado ao evento, foi a realização do Road-Show para Jornalistas e Influenciadores do Agro, realizado pelo Agronews em parceria com a Texto Comunicação. Vicente Delgado, organizador aqui em Mato Grosso, enfatiza que o setor deve continuar trabalhando para vencer o desafio de “falar para fora da porteira” e o Road-show é uma ótima estratégia para o fortalecimento da comunicação agro. “Um dos pilares fundamentais no sucesso de qualquer evento é a comunicação. Nós estamos indo para a terceira edição do Road-Show aqui em Mato Grosso e quero agradecer ao presidente Celso Nogueira por acreditar nessa iniciativa. Nossa intenção é tirar os jornalistas das redações e fazê-los conhecer in loco como funciona de fato o agronegócio em nosso estado. São profissionais de imprensa dos principais veículos especializados em agronegócios, de várias regiões do país, que vem à Mato Grosso e têm a oportunidade de produzir excelentes conteúdos pautados pela realidade do setor. Além de criar um relacionamento importante para o fortalecimento da classe.“, explica Delgado.

Com a promessa de oferecer uma experiência única e enriquecedora para expositores e visitantes, a Expoagro 2024 acontece de 11 a 21 de julho e deve se consolidar como um evento de referência no cenário agropecuário sul-americano, impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural da região e abrindo novos horizontes para o futuro do agronegócio.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Expoagro