Exponop> Avatar e Esperança são os campeões do Julgamento da Raça Nelore

O touro Avatar, da expositora Valquiria Ferrarin, da Fazenda São Jorge, localizada em Feliz Natal (MT), foi o Grande Campeão do Julgamento da Raça Nelore na 32ª Exponop. O campeonato principal ficou com a premiação em família. A fêmea Grande Campeã, Esperança, da Fazenda Santa Maria da Amazônia (Sorriso/MT), é de propriedade do criador Darcy Getulio Ferrarin, pai de Valquiria.

Há oito anos trabalhando com gado PO, o pecuarista destaca a importância do melhoramento genético para os rebanhos do estado. “A pecuária precisa constantemente de melhorias, tanto no setor de produção de carne como nas pastagens. Desenvolver genética é muito gratificante. Atualmente a finalização do animal para o abate se dá entre 15 e 17 meses, com o bovino pesando cerca de 20 arrobas. Há 20 anos atrás eu mandava os animais para o abate com quatro anos, hoje disponibilizamos o boi para o frigorifico com 15 meses. A pecuária moderna está se desenvolvendo muito bem e a tendência é a de que o plantel do estado aumente em muito o seu número de cabeças de gado”, observa Ferrarin.

O uso do sistema integração lavoura pecuária se reflete também na qualidade dos animais que o pecuarista expõe nas pistas. “Alternar lavoura com pecuária está fazendo a grande diferença, principalmente para alimentação dos meus animais. Uma pastagem que vem em cima de um solo que recebeu soja já traz potássio e micronutrientes, ou seja, temos a possibilidade de dispensar muito da alimentação química e isso é uma vantagem fantástica”, ressalta o expositor.

Ao todo foram julgadas 42 fêmeas e 26 machos durante o julgamento da 32ª Exponop. Os bovinos foram avaliados pelo juiz Thiago José Trevisi Novaes, de Uberaba (MG), que destaca as características do Grande Campeão. “É um animal que com certeza vai contribuir muito para o desenvolvimento da raça nelore, é jovem, bem caracterizado, precoce, de boa conformação, de bom aprumo e aparelho reprodutivo”, descreve o jurado.

A fêmea Esperança foi classificada como equilibrada, funcional e produtiva. “Um animal que pariu aos 24 meses e já está prenha novamente e sabemos que em uma exposição é muito difícil aliar o sistema hormonal funcionando com o sistema nutricional. Esse é um fator que já coloca o animal em destaque”, conclui Novaes.

A pista de julgamento da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) foi a única obrigatória para os criadores que pretendiam pontuar no ranking estadual e nacional.

Mais informações e resultados completos podem ser conferidos por meio dos sites www.neloremt.org.br e www.nelore.org.br.

A 32ª Exponop, que é realizada no Parque de Exposições, em Sinop (MT), se encerra neste domingo (12).

 

exponopnelore