Inverno chegando, temperaturas baixando e a vontade de ficar debaixo do cobertor aumentando… nesta época do ano, muita gente têm dúvidas em relação aos cuidados com os cães. Afinal, cachorro sente frio? A pelagem é o bastante ou devemos fazer alguma coisa para mantê-los quentinhos e confortáveis? É o que vamos te explicar nesta matéria.
Por mais que pareça óbvio para muita gente, essa é uma dúvida bastante comum entre os tutores. Por isso, é importante saber se o cachorro passa frio e o que fazer para esquentá-lo.
Cachorro sente frio?
Sim, cachorro sente frio assim como nós humanos, mas não da mesma forma que a gente. Isso porque algumas raças são mais sensíveis às baixas temperaturas do que outras. Por exemplo, um Husky Siberiano, devido à pelagem espessa feita especialmente para resistir ao frio, é mais resistente que um Pinscher, uma raça de pelo curto nada adaptada a condições tão adversas.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Dessa forma, devemos deixar claro que quanto mais pelos um cachorro tiver, maior será a resistência dele ao frio. Isso significa que os cães de pelos curtos ou até mesmo os pelados precisam de uma atenção especial durante o inverno.
Raças de cachorro que mais passam frio
Além da densidade da pelagem, que ajuda a controlar o calor, a gordura corporal também é um fator que contribui para o cachorro ser mais resistente ao frio. Ou seja, os cães magros e com pelos mais curtos e menos densos são os que mais sofrem.
Veja algumas raças de cachorro que mais sentem frio:
- Chihuahua
- Pinscher
- Greyhound
- Whippet
- Galgo italiano
- Dachshund
- Braco Alemão de Pelo Curto
- Boxer
- Boston Terrier
- Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro)
Obviamente seu pet não vai chegar até você e pedir uma blusa de moletom. Por isso, é preciso se atentar a alguns sinais para saber se o seu cachorro sente frio. Como:
- Tremedeira;
- Passar muito tempo deitado e encolhido;
- Dormir mais que o habitual;
- Respiração e movimentos mais lentos que o normal;
- Letargia;
- Busca por abrigos e locais mais isolados;
- Querer ficar próximo de pessoas e outros animais;
- Percebeu que os sinais de que um cachorro sente frio são bem parecidos com os nossos? Mas, além disso, podemos ter uma ideia de como está o corpo do pet tocando a ponta das orelhas ou coxins (as almofadinhas das patas). Se essas partes estiverem geladas, corra e pegue um cobertor ou roupinha para ele!
Qual temperatura o cachorro sente frio?
A temperatura corporal média dos cães é de 39 graus. Dessa forma, quando ela está abaixo disso, eles buscam algumas maneiras de se esquentar (como deitar e se encolher ou tremer). Porém, caso ainda sintam frio, eles podem ter problemas de saúde como “gripe” e pneumonia, por exemplo.
https://agronewsbr.com.br/conheca-o-famoso-cao-boiadeiro-brasileiro-pastor-da-mantiqueira/
Em casos mais extremos, para um cão em situação de rua, existe a chance de ocorrer um quadro de hipotermia, que é a redução drástica da temperatura, o que pode levar o animal a um quadro grave e até ao óbito.
Cachorro com frio: como proteger?
A primeira dica de como proteger o cachorro do frio é: ofereça um local quentinho e confortável para ele dormir. Caso o seu cachorro fique fora de casa, você deve colocar a casinha dele em um espaço onde não chova ou tenha correntes de vento.
Além disso, utilizar roupa para cachorro também é uma excelente forma de protegê-lo do frio, principalmente se o seu pet for de pelo curto. O ideal é acostumá-lo desde cedo a usar o acessório para que não estranhe ou fique incomodado.
Agora, se o seu cão fica dentro de casa a maior parte do tempo, você deve oferecer uma caminha para cachorro e até um cobertor ou edredom para ele se manter ainda mais aquecido. Em alguns casos, a roupinha para cachorro também é uma boa ideia.
Ah, e para os que têm dificuldade em colocar a roupinha no cachorro, temos uma matéria com dicas valiosíssimas de como fazer o pet se acostumar com a roupa.
Outros cuidados com cachorro no inverno:
- Reduzir a frequência de banhos;
- Banhá-los com água morna;
- Reduzir a quantidade de tosas.
- Passeios em locais fechados ou, se possível, vesti-lo com uma roupinha para cachorro para sair de casa.
Por Pet Love
AGRONEWS – Informação para quem produz
]]>