Depois do desafio sofrido em 2018, quando diversos abatedouros foram desabilitados pela União Europeia na exportação de carne de frango salgada, o setor foi à luta, em busca de novos mercados. Conseguiu. Mas, curiosamente, alguns dos maiores importadores europeus não só mantiveram suas compras, como também as ampliaram
No ano passado, mesmo bimestre, 13 países importaram a carne de frango salgada brasileira. Neste ano, só quatro não retornaram (por ora): Chile, Espanha, Israel e Itália.
Mas a maioria dos outros nove que permaneceram aumentou o volume adquirido, enquanto outros sete surgiram como novos importadores, aumentando para 16 o número de países adquirentes do produto.
Os destaques, neste caso, vão para a Libéria e o Turcomenistão que, de imediato, se colocam como quarto e sexto importadores da carne de frango salgada.
Mas o destaque continua com a União Europeia. Juntos, três integrantes do bloco europeu (Holanda, Reino Unido e Alemanha) ocupam as primeiras posições, tendo absorvido 88% do volume exportado no bimestre.
Fonte: Avisite