Assim como a Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina (AMAP), que classificou como “terrorismo” a produção veiculada pela emissora, os Movimentos de Produtores de leite do Brasil, Inconfidência Leiteira, Construindo Leite Brasil e demais grupos de produtores nacionais, também vieram a público repudiar a abordagem do quadro humorístico “Zorra” exibido no último sábado (03), pela rede Globo, que satirizou o uso de produtos químicos pelos produtores.
O programa tido como de “comédia” fez uma paródia da abertura do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” para criticar a utilização de produtos químicos em plantações, além de expor que políticos são beneficiados com as ações de determinados agricultores, mas acabou destruindo a imagem de um dos principais patrimônios culturais da TV Brasileira.
Para entender a dimensão do estrago ocasionado por esta inconsequente produção, temos que lembrar que a série estreou em 7 de março de 1977 e saiu do ar em 31 de janeiro de 1986, contando com 69 episódios e 1.549 capítulos. Um patrimônio histórico cultural da TV Brasileira, que permanece no imaginário popular até hoje, o Sítio do Pica-pau Amarelo foi produzido pela Rede Globo de 1977 a 1986 em parceria com a TVE e o MEC, baseado na obra de Monteiro Lobato e inspirada na primeira versão, exibida pela Rede Tupi entre 1952 e 1963.
Após a exibição da sátira, produtores rurais e entidades em todo país começaram a se manifestar contra o programa “Zorra”, da rede Globo, exibido com o título de “Sítio do Pica-Pau com Sequela”. Veja abaixo a nota do Movimento de Produtores de leite do Brasil:
Nota de repúdio dos produtores de leite do Brasil
O Movimento dos Produtores de Leite do Brasil, vem através desta, expressar junto ao meios de comunicação, que o fato ocorrido no programa Zorra da rede Globo de Televisão, no último dia 03/08/2019 – sábado, não representa a realidade do produtor de alimentos brasileiro.
Somos produtores de um alimento nobre, limpo e da mais alta propriedade nutritiva. Alimentamos toda a população e milhões de crianças em todo o Brasil, por isso seremos sempre preocupados com o padrão do nosso produto.
Lamentamos as imagens exibidas e o contexto abordado neste quadro de “sarcasmo”, que deixaram, nós produtores nacionais, em situação vexatória.
Nosso Sitio é mais lindo, nosso Pica-pau é mais forte e nosso país é verde e amarelo!
Movimentos: Inconfidência Leiteira e Construindo Leite Brasil e demais grupos de produtores nacionais.
Se você também não concorda com a produção da rede Globo, deixe seu comentário nesta matéria e participe deste movimento de repúdio.
Por: Vicente Delgado – AGRONEWS BRASIL.