Haras Santo Antonio da Bela Vista conquista bicampeonato na Breeders Cup 2017 do Cavalo Árabe

Na Stallion CUP, novidade na exposição, RHR Marcedes levou o título máximo

Cerca de 80 animais de sangue árabe, levados por diversos haras do Brasil, promoveram competições calorosas e de extrema qualidade, comprovando a versatilidade do criatório nacional brasileiro, na Exposição Internacional do Cavalo Árabe e Breeders CUP, realizadas no Centro Hípico Marco Zero, em Araçoiaba da Serra (SP), entre 15 e 17 de setembro de 2017.

O haras Santo Antonio da Bela Vista, de Itapetininga (SP), do criador Rodrigo Foz Forte, foi o melhor criador da Breeders Cup. O segundo melhor criador foi o haras Boa Vista, de Sapucai Mirim (MG), do criador Luciano Cury. Participam da Breeders CUP somente animais criados pelo expositor, de genética superior e altíssimo nível de qualidade.

“É enorme a felicidade de vencer essa competição, com participantes de peso. Afinal, se trata de um prêmio de grande importância na criação nacional, reconhecido mundialmente. O resultado coroa o trabalho de equipe, de muitos anos, dedicação e foco. Parabenizo todos os criadores, que também apresentaram animais fantásticos”, comenta Rodrigo Foz Forte, proprietário do haras Santo Antonio da Bela Vista, melhor criador da Breeders Cup.

Rodrigo também enaltece o trabalho de melhoramento genético do Cavalo Árabe brasileiro. “Nosso programa de criação está baseado no RFI Maktub, um grande reprodutor que nos deixou precocemente, em 2014. Quando vencemos a Breeders CUP em 2011 tínhamos em pista três filhos dele. Agora, vencemos com quatro netos, dois pela linha paterna e dois pela linha materna. Isso mostra que a nossa criação está evoluindo e que o legado de RFI Maktub é de muita qualidade”, ressalta Rodrigo Foz Forte, que nos últimos seis anos venceu duas vezes a competição, além de ter levado o vice-campeonato em outras duas edições.

Premium CUP: Além do ótimo desempenho no julgamento de Halter, tendo alcançado a segunda colocação, o criador Luciano Cury conquistou sua segunda Premium Cup da Breeders do Cavalo Árabe, agora com Margiela HBV. A potranca foi o animal mais valorizado por sua excelente presença e movimentação, além de tipo árabe.

Stallion CUP: Iniciativa proposta pelo criador Luiz Rocco, também responsável pela criação da Breeders Cup brasileira, a Stallion Cup, cujo objetivo é consagrar os grandes reprodutores da raça, reconhecendo a qualidade genética das progênies dos garanhões árabes, foi um grande sucesso. Competindo com outros 6 garanhões, o cavalo RHR Marcedes, do criador Luciano Cury, conquistou o título de melhor reprodutor da prova. “Já tivemos a alegria de ter conquistado importantes premiações anteriores, como melhor criador da Breeder’s e o Premium Cup, e este ano tivemos a felicidade de conquistar mais dois prêmios, o que consagra ainda mais nosso trabalho com o haras Boa Vista”, comemora Luciano.

“Esta foi a nossa 4ª participação na Brazilian Breeders Cup e obtivemos a enorme conquista do Premium Cup com a Margiela HBV e o inédito Stallion Cup com o Garanhão RHR Mercedes (atualmente sediado no Texas, EUA, na Zerlotti Genetics), além do honroso empate em 1º lugar com o extraordinário Haras Santo Antonio da Bela Vista”, acrescenta Luciano Cury, do haras Boa Vista.

O próximo compromisso do Cavalo Árabe será em Artur Nogueira (SP), nos dias 19 a 21 de outubro de 2017, na 10ª ExpoÁrabe da cidade. Será a última seletiva para os criadores garantirem presença dos seus animais na 36ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, programada para os dias 15 a 19 de novembro de 2017, em Indaiatuba (SP).

Para mais informações, acesse: www.abcca.com.br ou no telefone (11) 3674-1744.

Por Agronews

harassanto