Hipermercados: Rede internacional quer parceria para produção de carne em MT

Representantes da rede internacional de hipermercados se reuniram, hoje, com o governador Pedro Taques para ampliar parcerias na área da produção de carne. Mato Grosso é atualmente o único estado brasileiro, e o sexto do mundo, que conta com um instituto responsável para atestar a qualidade da carne produzida. O trabalho desenvolvido pelo Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) conta com critérios definidos e que farão parte do protocolo de qualidade.

O secretário geral de Relações Institucionais da rede, Stéphane Engelhard, destacou que além de conhecer as potencialidades do estado, a reunião também resultou na agenda de um evento a ser realizado em Mato Grosso, em parceria com a rede de hipermercados. A expectativa é de que a ação aconteça em agosto. Além disso, Engelhard também ressaltou o interesse do grupo em firmar parceria na área de mercado do peixe.

“Ficamos surpresos com os números que nos foram apresentados. Vimos o tamanho e o potencial que Mato Grosso tem. É raro no Brasil, uma pessoa que administra um estado com essa visão de futuro, de ver o país que dá certo. A ideia é também organizar uma visita em uma das fazendas de produção de peixe. Temos mais de 250 grandes lojas e comprar este produto (peixe) faz todo o sentido para nós. A reunião resultou em um início de uma excelente relação”, pontuou o executivo.

Diretor de Sustentabilidade da rede, Paulo Pianez, afirmou que o interesse em formalizar a parceria com Mato Grosso se deu após conhecer as ações desenvolvidas pelo Estado em eventos nacionais. “Em conversa com secretários estaduais, fomos apresentados à Estratégia PCI: Produzir, Conservar e Incluir, e também ao Imac. Ambas as propostas vão de encontro ao que o grupo Carrefour vem desenvolvendo. No país é uma iniciativa única, que trabalha a produção da carne do ponto de vista da qualidade, dos conceitos ambientais, para assim se fazer um produto diferenciado e certificado”.

Sobre o evento a ser realizado em agosto, Pianez destacou as possibilidades de ampliar as discussões na área de produção. “O objetivo do grupo, que opera em Mato Grosso pela rede de supermercados Atacadão, é fazer em conjunto um evento para discutir os caminhos, futuro, o que o Estado vem fazendo na área, o que a iniciativa privada tem produzido e o que mais pode fazer. Queremos ampliar as discussões e suas vertentes”, explicou o diretor.

O presidente do Imac, Luciano Vacari, que também participou da reunião, destacou a importância com a rede Carrefour. “Apresentar nosso trabalho a um dos grandes mercados varejistas mundiais figura como uma importante oportunidade para o Estado. É reflexo das boas ações que temos desenvolvido. O nosso compromisso com a qualidade, com o cumprimento da legislação e critérios bem definidos fez com que o Grupo Carrefour nos procurasse. O evento que está agendado para agosto irá contribuir para que o Estado apresente o trabalho do Imac para possíveis novos compradores, parceiros comerciais e indústrias frigoríficas”.

Ainda na reunião, o governador Pedro Taques frisou o trabalho do Estado em manter a qualidade e compromisso socioambiental no setor produtivo. Atualmente, Mato Grosso conta com 60% da área territorial preservada e a expectativa é de que até 2020, alcance zero no desmatamento.

Taques ainda reforçou que o rebanho bovino mato-grossense é hoje livre da febre aftosa com vacinação e a produção suína livre da peste clássica. “Temos trabalhado para fazer com que a carne de Mato Grosso chegue ao mercado com toda qualidade e certificação”.

carne