Instituto revê demanda da safra de soja em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense Economia Agropecuária (Imea) fez uma nova estimativa de oferta e demanda da soja em grão no Mato Grosso, apresentando ajustes apenas na demanda do ciclo 15/16. No último boletim, a entidade destaca que “a produção abaixo do esperado na safra, de 27,50 milhões de toneladas, em reflexo às intempéries climáticas já havia sido quantificada na divulgação anterior de oferta e demanda”.

Apesar disso, segundo o Imea, “o reflexo da menor oferta sobre a demanda só pode ser mais palpável na nova divulgação. A expectativa de exportação e de consumo de MT (esmagamento) tiveram seus dados reduzidos para 14,77 milhões de toneladas e 8,69 milhões de toneladas, respectivamente”.

Segundo a entidade, “o  consumo interestadual foi elevado para 4,15 milhões de toneladas, refletindo a grande demanda dos outros estados. Mesmo com tais ajustes, o balanço entre a oferta e demanda da safra 15/16 apontou para uma leve redução dos estoques finais para 190 mil toneladas, que é cerca de 3,5% menor que a safra passada”.

soja