Está aberto o credenciamento de imprensa para os jornalistas interessados em realizar a cobertura jornalística do XXV Congresso Mundial da Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro-2019), que ocorrerá de 29 de setembro a 5 de outubro, em Curitiba (PR). O procedimento pode ser realizado pelo site até o próximo dia 26.
O Iufro é o maior congresso de pesquisa florestal do mundo e esta será a primeira vez, em 127 anos de história da instituição, que ele será realizado na América Latina. O tema principal do evento será “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”. A partir dele, serão discutidos pontos como: florestas para as pessoas; florestas e mudanças climáticas; florestas e produtos florestais para um futuro mais verde; biodiversidade, serviços ambientais e invasões biológicas e; florestas, interações com solo e água.
Palestrantes de importância global na área florestal vão marcar presença no evento. Nas sessões plenárias, cientistas, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais do setor florestal vão participar de discussões em questões propostas pelos cinco eixos do evento. Cada um desses encontros terá, pelo menos, dois convidados.
Cerca 2,2 mil pessoas já se inscreveram para participar do congresso. Além da apresentação das pesquisas, serão conduzidos 20 eventos paralelos e dias de campo. O Iufro contará, também, com uma área para 150 estandes, onde será instalado o Espaço Brasil, com 500 metros quadrados e que irá expor para os participantes as iniciativas em curso e a agenda estratégica do país para o desenvolvimento da pesquisa e economia florestais.
Não haverá transmissão ao vivo/transmissão da web. O idioma oficial é o inglês. As sessões plenárias terão tradução simultânea. As sessões subplenárias e técnicas terão apresentações em português, inglês e espanhol, dependendo do orador.
Confira alguns destaques da programação:
– Manhã: cerimônia de plantio de árvore, no Jardim Botânico de Curitiba, com a presença de autoridades
– Tarde: abertura da Exposição
– Manhã: cerimônia de abertura, com a presença de ministros brasileiros e autoridades internacionais. Nesta cerimônia, acontecem premiações a pesquisadores nacionais e internacionais
– Tarde: entrega do prêmio Wangari Maathai, o mais importante da pesquisa florestal mundial
– dia inteiro: 17 excursões técnicas com abordagem de diferentes temas da questão florestal
– dia inteiro: a exposição estará aberta a escolas e ao público urbano
– 15h30: cerimônia de encerramento
Para quem quer saber como andam as discussões mundiais sobre comunicação e florestas, o evento terá:
– 14h: Subplenária “Forest Communicator’s Forum: The Big Bang in Forest Communication
– 15h30: Sessão Técnica “Delivering and communicating forest science for people and a greener future”
– 11h: Palestra magna de Purabi Rose – Communicating with ‘People’ in Scientific Forestry Discourse
Evento paralelo sobre redes de comunicadores florestais (às 12h – a confirmar)
Informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
[email protected]