JBS dispara após acordo milionário com Justiça americana

A bolsa brasileira sobe nesta quarta-feira, 14, com alguma esperança sobre o andamento de reformas, após sinalizações de que a reforma tributária pode ser votada pela comissão mista do Congresso até meados de dezembro. Às 13h40, o Ibovespa subia 0,71% para 99.205 pontos.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

“A questão fiscal vinha pesando bastante nas últimas semanas, com o cenário nebuloso sobre o andamento de reformas. Com notícias positivas sobre o tema, ajuda a clarear um pouco”, afirma Henrique Esteter, analista da Guide Investimentos.

Na véspera, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que o texto da reforma poderia ser aprovado ainda neste ano, caso governo e deputados cheguem a um acordo até o fim do primeiro turno das eleições municipais.

Frigoríficos

As ações da JBS sobem 5%, após sua controladora J&F selar acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que acaba com qualquer exposição criminal da empresa no país. A empresa se declarou culpada por violar a lei americana de Práticas de Corrupção no Exterior. Nos termos do acordo a J&F irá pagar 128,25 milhões de dólares e a JBS, 26,87 milhões de dólares.

“Em uma situação assim, acaba sendo positivo. Enquanto não define o valor, o mercado não sabe precificar se a multa resolverá o problema ou o valor será baixo ou alto. Uma vez que se estabelece um valor, a dúvida não existe mais. Então, o mercado trata como problema resolvido”, afirma Régis Chinchila, analista da Terra Investimentos.

Conheça mais da raça American Bully “Valentão Americano”

Antes mesmo do acordo da J&F, os frigoríficos já vinham de bom desempenho, sendo liderado pelas ações da BRF, que reduziram a alta para 2,76%. No radar dos investidores está a descoberta de mais quatro casos de peste suína africana na Alemanha, que já totalizam 69. No ano passado, a doença foi responsável por dizimar rebanhos chineses, contribuindo para a alta do preço da carne no mercado global. As exportações de carne de porco alemã para a China estão banidas desde meados de setembro, após a confirmação do primeiro caso. Segundo o Ministério da Agricultura da Alemanha, todos os casos de peste suína foram encontrados em animais selvagens, sem confirmação da doença em fazendas.

“Esses bloqueios sobre a Alemanha favorecem os frigoríficos brasileiros, que tendem a ter aumento de demanda, com a menor oferta internacional”, diz Adilson Bonvino, sócio Unnião Investimentos.

Saúde

As empresas do setor de saúde apresentam forte valorização nesta quarta, com os papéis da Qualicorp subindo 7,3% e liderando as altas do Ibovespa. Os papéis da NotreDame e da Hypera aparecem pouco atrás, avançando 3,08% e 2,39%, respectivamente. A forte alta ocorre após a Rede D’or ter protocolado pedido de oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). “O mercado de saúde se animou com o pedido da Rede D’or. Há expectativas de aquisições nesse setor”, comenta Bonvino.

Petróleo

As ações da PetroRio avançam 5,69% e as da Petrobras, cerca de 1%. O movimento é favorecido pela valorização de 2% do barril de petróleo no mercado internacional e pelo reajuste do preço do combustível no Brasil. “O setor de petróleo está, aos poucos, buscando uma recuperação. A PetroRio [acaba subindo mais porque] é mais volátil, enquanto a ação da Petrobras é mais estável”, afirma Gustavo Bertotti, economista da Messem.

Calendário econômico

Em dia de agenda esvaziada, as atenções se voltaram para os dados do setor de serviços referentes ao mês de agosto, que ficaram acima das expectativas. No período, o setor teve crescimento de 2,9% ante 2,3% de alta esperados. Na comparação anual, no entanto, a queda foi de 10%.

“O setor é o que tem o maior atraso no ritmo de recuperação pela própria natureza de algumas atividades, que ainda sofre com as medidas de isolamento. Nesse contexto, destacamos a recuperação dos serviços prestados às famílias (33.3%), que vinha decepcionando nas últimas leituras”, avaliam analistas da Exame Research.

Exterior

No mercado internacional, as bolsas operam ligeiramente em alta. Nos Estados Unidos, os índices S&P 500 e Nasdaq sobem cerca de 0,5%, após o resultado do terceiro trimestre do Goldman Sachs ter superado positivamente as expectativas. No período, o lucro por ação do banco ficou em 9,68 dólares ante os 5,45 dólares esperados. Na véspera, os balanços do JPMorgan e da BlackRock também saíram melhores do que o esperado, animando os investidores.

Na Europa, o índice Stoxx 600 tem leve alta de 0,14%, apesar dos temores sobre medidas de isolamento mais rígidas, com a aceleração de novos casos de covid em alguns países, como França, Espanha, Reino Unido e Itália.

Fonte: Exame

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

economiaibovespaJBS