A Embrapa lança, no próximo dia 15, o segundo volume do livro “Sistema de produção mecanizada da cana-de-açúcar integrada à produção de energia e alimentos”, obra que reúne contribuições de especialistas de várias entidades que fazem parte do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) em direção à maior sustentabilidade na produção de biocombustível, açúcar, energia e outros derivados.
O lançamento acontecerá durante o Simpósio Integração da Pesquisa Pública com Cana-de-açúcar no Brasil, evento que vai reunir em Ribeirão Preto (SP) representantes de instituições públicas e privadas que atuam nos segmentos de pesquisa, produção e políticas públicas para discutir questões como as novas tecnologias, as tendências e os desafios para o setor. A cultura da cana-de-açúcar está entre as que mais experimentaram mudanças nos últimos 20 anos. A integração com culturas anuais, como soja e amendoim, e a implementação da colheita mecanizada são exemplos de novas técnicas de plantio e manejo adotadas pelo setor sucroenergético na busca por maior eficiência e sustentabilidade.
A obra sistematizou e organizou uma série de informações que se encontravam dispersas em artigos, documentos e resultados inéditos de pesquisa. Dividida em cinco partes e mais de 900 páginas, aborda questões relacionadas às mudanças climáticas e balanço energético da produção; planejamento conservacionista e qualidade do solo; produção de alimentos e energia na reforma do canavial; correção e fertilização do solo; e utilização de resíduos na agroindústria sucroenergética. O prefácio é assinado pelo ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues.
Os editores técnicos do livro são os pesquisadores Fábio Cesar da Silva, da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Bruno José Rodrigues Alves, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ) e Pedro Luiz de Freitas, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ). Entre os autores, mais de 90 especialistas de diversas instituições, além da Embrapa, como o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), o Instituto Agronômico (IAC), a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegocios (Apta) e universidades federais e estaduais, ainda representantes da iniciativa privada, como AGinfo Agricultura de Informação, Agro Ativa Consultoria, Agropastoril Paschoal Campanelli, Centro Universitário de Maceió, Ourofino Agrociência, Sementes Piraí, Smartbio Tecnologia, TechField Consultoria Agrícola e Vignis S.A.
O primeiro volume foi lançado em 2015 e apresentou contribuições a respeito dos cenários e perspectivas do setor e a integração à produção de energia e alimentos, sustentabilidade do sistema e modelagem, monitoramento e planejamento estratégico da produção da cana-de-açúcar.
O volume 2 do livro “Sistema de produção mecanizada da cana-de-açúcar integrada à produção de energia e alimentos”estará à venda no estande da Embrapa no Simpósio Integração da Pesquisa Pública com Cana-de-açúcar no Brasil (R$ 85).
Simpósio
O Simpósio Integração da Pesquisa Pública com Cana-de-açúcar no Brasil vai acontecer no Centro de Convenções da Cana-de-açúcar (IAC), em Ribeirão Preto (SP). O evento é uma realização da Embrapa Agroenergia, Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab), Programa Cana IAC, Ridesa, Projeto Pluricana/Finep, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Governo Federal. O Simpósio tem o apoio das empresas Buchi, UPL, Ourofino Agrociência, Racine, Case Agricultura, Biosul e da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).
A programação completa está disponível no website do evento, onde também é possível fazer as inscrições: https://www.embrapa.br/simposio-cana.
Por: Graziella Galinari – Embrapa Informática Agropecuária