Mercado da soja 06 de março 2023

No mercado da soja, cotações recuam e liquidez melhora

A baixa demanda externa, sobretudo da China, vem mantendo os preços do grão em baixa no spot nacional, de acordo com regiões consultadas.

Segundo pesquisadores do Cepea, além disso, as expectativas de colheita recorde no Brasil na safra 2022/23 e de maior área nos Estados Unidos em 2023/24, e as desvalorizações externas e dos prêmios de exportação, também influenciaram as quedas nos preços domésticos. Por outro lado, o avanço do dólar e o reaquecimento na liquidez doméstica na última semana limitaram a desvalorização da soja.

De acordo com análise da semana anterior, “A colheita da soja no Brasil segue em ritmo lento, devido ao elevado volume de chuva em importantes regiões produtoras. Colaboradores consultados indicam que algumas áreas já foram dessecadas há dias e ainda não puderam ser colhidas, diante das frequentes chuvas. Esse cenário começa a preocupar o sojicultor nacional quanto à possibilidade de haver grão de soja avariado e ardido, o que pode, inclusive, impactar na produção de derivados, sobretudo de óleo”.

Veja a tabela indicativa abaixo:

Por Daniele Balieiro com informações do Cepea

AGRONEWS® é informação para quem produz

agriculturacolheita da sojacotação da sojagrãospreço da sojasaca de sojasafra de sojasoja