Mercado do arroz 16 de março 2023

No mercado do arroz, exportações estão firmes

Neste ano, as exportações de arroz, que estão firmes, devem seguir influenciando os valores domésticos do cereal. Segundo pesquisadores do Cepea, a demanda interna e, sobretudo, a tendência de redução da oferta no campo também devem ser importantes fundamentos para o comportamento do preço no mercado brasileiro em 2023.

Os embarques mensais de arroz, considerando-se o produto em base casca, estão acima de 100 mil toneladas desde junho de 2022 – dados da Secex.

De acordo com a análise da semana anterior, “Os preços do arroz em casca registraram pequenas variações nos últimos dias. Apesar de certa estabilidade nos preços, colaboradores do Cepea reportaram a necessidade de conceder descontos para efetivar novas negociações ao longo dos elos da cadeia produtiva. De modo geral, a comercialização do cereal em casca teve bom ritmo no Rio Grande do Sul na última semana”.

Por fim, a última análise da Abiarroz afirmou que “O arroz brasileiro busca abertura do mercado chinês; em fevereiro, exportações somaram 103,7 mil toneladas. Gâmbia, Venezuela, Senegal, Serra Leoa, Estados Unidos, Cabo Verde, Peru, Bolívia, Canadá e Panamá lideraram as compras de arroz (base casca) do Brasil em fevereiro. As exportações do cereal totalizaram 103.755 toneladas no mês passado, com receita de US$ 30,5 milhões”.

Mercado Interno

O Indicador CEPEA/IRGA-RS, 58% de grãos inteiros (média ponderada), esteve na casa dos R$ 85,00/saca de 50 kg nos últimos dias. Produtores estão firmes, demandando que o preço nas principais regiões produtoras do cereal no Rio Grande do Sul esteja alinhado, pelo menos, à paridade de exportação.

Veja a tabela indicativa abaixo:

Por Daniele Balieiro com informações do Cepea

AGRONEWS® é informação para quem produz

Arrozarroz em cascacotação do arrozexportação do arrozmercado do arrozpreço do arrozrio grande do sul