Mercado do boi 18 de maio

No mercado do boi, maior oferta de animais pressiona valor da arroba em 2023

No acumulado deste ano (de dezembro de 2022 até a parcial de maio de 2023), o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 (estado de São Paulo) registra baixa de 6,34%, com a média atual (até o dia 16 de maio) a R$ 270,17. Trata-se da menor média mensal desde outubro de 2019, em termos reais (as médias foram deflacionadas pelo IGP-DI).

Segundo pesquisadores do Cepea, um fator de pressão sobre os valores da arroba em 2023 tem sido a recuperação da oferta de animais para abate, resultado de investimentos de pecuaristas em anos recentes. Dados preliminares do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados neste mês, evidenciam o crescimento na oferta neste ano.

De acordo com o Instituto, de janeiro a março de 2023, foram abatidos no Brasil 7,31 milhões de animais, número 5,11% superior ao do mesmo período de 2022 e a maior quantidade para um primeiro trimestre desde 2019.

Na análise da semana anterior, “Nesta parcial de maio, o Indicador do boi CEPEA/B3 registra média de R$ 268,77, sendo 6% inferior à de abril de 2022 e 14% abaixo da de maio do ano passado, em termos reais. Além da recuperação na oferta de animais nestes anos recentes, a suspensão dos envios de carne bovina à China entre fevereiro e março deste ano alongou as escalas de muitos frigoríficos. Quanto ao pecuarista, com a chegada do outono, as condições das pastagens começam a ficar desfavoráveis, o que já tem levado pecuaristas a elevar a oferta de animais”.

Veja a tabela indicativa abaixo:

Por Daniele Balieiro com informações do Cepea

AGRONEWS® é informação para quem produz

arroba do boi gordoBoimercado do boipecuária de cortepreço da arroba do boi gordopreço do boi