Agora você vai acompanhar semanalmente aqui no Agronews®, o quadro Mercado do Peixe no Brasil, com Francisco Medeiros – presidente da Associação Brasileira da Piscicultura – Peixe BR.
Medeiros, fará um resumo dos acontecimentos que mais marcaram o setor do peixe no país durante a semana e também trará informações importantes para cadeia produtiva do setor. O quadro vai ao ar toda sexta-feira e você pode acessar diretamente aqui no portal ou em nosso canal do Youtube.
Então vamos para a análise desta semana!
Mercado do peixe nesta primeira semana de outubro
Estamos a primeira semana de outubro, e tradicionalmente, é um período em que nós temos um aumento no consumo de peixe de cultivo. Esse ano não está sendo diferente nas principais regiões produtoras de peixes nativos no Brasil, principalmente Rondônia e Mato Grosso, nós já observamos uma maior procura e também uma melhoria nas negociações dos frigoríficos com os produtores.
Já com relação a tilápia, existe um cenário um pouco diferente. Já faz mais de 8 semanas que nós temos aumento de preço pago ao produtor semanalmente, principalmente nas principais praças produtoras: Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Com isso, observamos também nessa região nas últimas semanas uma redução do peso de abate, o que significa que a demanda por produto para o frigorífico está aquecida.
Outro fator importante, é que a uma demanda muito alta por alevinos e juvenis de tilápia, e o mercado hoje não está com conseguindo atender, isso é trará reflexos para o final deste ano e para 2023.
E temos boas notícias nesta semana! Foi noticiado nos principais jornais brasileiros, que o Fundo Europeu Ocean 14 Capital, investiu cerca de 10 milhões de Euros, aproximadamente R$ 51 milhões de reais na empresa Tilabras, do Mato Grosso do Sul. Com esse investimento a produção triplica e deve para passar para ordem de 25 mil toneladas anuais.
O setor é como a gente fala sempre, continua afetado, os custos de produção estão altos, os preços ainda não são os preços desejados para o produtor, mas ações como essas nos dão confiança em permanecer no setor.
Vamos continuar trabalhando duro. Bom final de semana e até a próxima.
Por Francisco Medeiros – Pres. Peixe BR
AGRONEWS® é informação para quem produz
]]>