Milho: no estado de Mato Grosso, o plantio do milho foi finalizado segundo IMEA

O IMEA (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando que o plantio do milho safrinha no estado já foi finalizado no final da última semana, após apresentar recorde de avanço em todo o período do cultivo

Agora, os produtores mato-grossense se focam totalmente nos tratos culturais e manejos para garantir boas produtividades no cereal. O que ajuda a animar os agricultores é a previsão de boas chuvas durante o ciclo do milho.

Segundo a Somar Meteorologia, simulações indicam que a estação do outono, que se iniciou nesta semana, será mais chuvosa que a média histórica do país, especialmente em Mato Grosso. As previsões para o próximo mês indicam acumulados em torno de 137 mm a 342 mm nos principais municípios produtores, o que pode colaborar para o desenvolvimento das lavouras neste intervalo.

Com as boas perspectivas de produtividades, os produtores ficam apreensivos com relação ao mercado para a venda dessa produção.

“Se o milho não produzir a cima de 100 sacas por hectare também não fecha a conta. Hoje está girando em torno de 18 e 20 reais a saca de milho”, diz Arlindo Cancian, produtor rural de Canarana/MT.

“As negociações do milho estão um pouco abaixo do que o produtor espera devido aos custos altos. O preço está em torno de 15/16 reais, mas nesse preço você mal consegue cobrir os custos da lavoura. Hoje o ideal seria um preço, não para se ganhar dinheiro, mas para se manter no ramo, de R$ 20,00 por saca”, conta Sérgio Ferreira, presidente do Sindicato Rural de Cláudia/MT.

Imeamilho