No mercado da soja 20 de março

No mercado da soja a colheita avança no Brasil

O volume de chuva se reduziu nos últimos dias, e a colheita de soja foi intensificada, com as atividades já entrando na reta final em Mato Grosso (principal produtor nacional da oleaginosa). De acordo com a Conab, até o dia 11, o Brasil colheu 53,4% das 151,41 milhões de toneladas previstas para a temporada 2022/23, e, em Mato Grosso, o percentual chegou a 94,7%.

Os agente de mercado consultados pelo Cepea afirmam que a produtividade e a qualidade da safra 2022/23 estão excelentes na maior parte do País, o que reforça as estimativas de colheita recorde.

Segundo Imea, “O ritmo das vendas aumentou devido aos bons resultados produtivos nas lavouras do estado, o que motivou o produtor a negociar mais. No que tange ao valor da soja negociada no mês, o preço médio fechou em R$ 148,59/sc, recuo de 0,64% no comparativo mensal, pautado pela redução no prêmio do porto e do dólar”.

De acordo com análise da semana anterior, “Mesmo com os preços do grão em queda, as cotações do farelo e do óleo voltaram a subir no mercado doméstico. Segundo pesquisadores do Cepea, a valorização dos derivados está atrelada à menor oferta na Argentina – principal abastecedora global de derivados de soja – e às expectativas de maior demanda, sobretudo externa, pelos derivados brasileiros”.

Mercado Financeiro

Por Daniele Balieiro com informações do Cepea

AGRONEWS® é informação para quem produz

colheita da sojacotação da sojamercado da sojapreço da sojasafra de sojasoja