Áreas atingidas vão desde o Pará até o Ceará e se estendem até amanhã (1°)
Com volumes de chuva que podem superar os 100 mm entre hoje (28) e amanhã (1°), áreas do Ceará, incluindo a capital Fortaleza, até o nordeste do Pará estão sob aviso vermelho (grande perigo) para chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nessas localidades, a população deve ficar atenta aos possíveis transtornos causados pelo alto volume de chuva e rajadas de vento que podem superar os 100 km/h.
As chuvas nessas áreas vêm persistindo nos últimos dias, motivadas pelo deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no oceano. Até as 8h de hoje, por exemplo, a capital cearense registrou 178,2 mm de chuva, quase a totalidade do mês, que é de 187.0 mm. Já a estação do Inmet em Piripiri, no Piauí, registrou 119,6 mm, quase metade da média climatológica de fevereiro, que é de 244,5 mm.
Também estão previstas pancadas de chuva em outras áreas do país, como no Acre, Amazonas e em uma faixa que vai de Rondônia até o Rio Grande do Norte, passando por Mato Grosso, Pará e Tocantins, que estão sob avisos laranja (perigo), com volumes que podem chegar a 100 mm e ventos de até 100 km/h nas próximas 24 horas.
No Sul do país, são previstos temporais em áreas dos três estados, mas especialmente no extremo sul do Rio Grande do Sul e na divisa com Santa Catarina, conforme indicam os avisos laranja (perigo) e amarelo (Perigo potencial: Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos..). Nesse período, há possibilidade de queda de granizo nessas regiões. Clique aqui e acompanhe diariamente a previsão do tempo.

AGRONEWS é informação para quem produz