O aprofundamento das relações econômicas do Brasil com o continente africano é uma das prioridades do atual governo. Para iniciar as ações de promoção comercial e de cooperação de 2025, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizam, de 27 de janeiro a 07 de fevereiro, Missão Empresarial à África Ocidental. O objetivo é fortalecer as relações do Brasil com Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal.
“A decisão do presidente Lula de buscar a reaproximação com o continente africano é reflexo do universalismo e do pragmatismo de sua política externa. Ficamos sete anos afastados e perdemos espaços para outros países, tendo nosso fluxo de comércio caído de US$28 bilhões em 2013 para US$11,5 bilhões em 2020”.
Jorge Viana – Presidente da ApexBrasil
“Nosso trabalho tem sido redinamizar esse comércio e buscar novas formas de cooperação, para gerar ganhos tanto para o Brasil como para os países africanos. Em 2024, nossas exportações para a África cresceram mais de 20%, e começar o ano com essa missão mostra que o continente é prioridade para a ApexBrasil. Mais que só aumentar fluxos de comércio, queremos estabelecer parcerias, baseadas na cooperação, para que todos ganhem”, disse Viana.
Como afirma o embaixador Alex Giacomelli, diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Ministério das Relações Exteriores, “esta missão demonstra a importância que a diplomacia brasileira atribui à África. Um passo essencial na política de incrementar o comércio e os investimentos com o continente foi dado em junho de 2023, em Johanesburgo, quando reunimos os Setores de Promoção Comercial (SECOMS) e de Ciência e Tecnologia (SECTECs), além das adidâncias agrícolas das embaixadas do Brasil na África. Nesse encontro, concluímos que precisávamos voltar a organizar missões empresariais e a participar de feiras. Desde então, já o fizemos, por exemplo, na África do Sul, Angola, Argélia, Botsuana, Egito, Etiópia, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Quênia, Tanzânia e Zimbábue. Pretendemos intensificar nosso trabalho nesses países e continuar expandindo nossas ações a outros países neste ano. Essa política coincide com o interesse da iniciativa privada. Basta ver o grande número de empresas presentes nessas missões”.
A Missão à África Ocidental se insere na estratégia de reaproximação comercial do Brasil do continente, definida no Encontro dos Setores de Promoção Comercial (SECOMS) das embaixadas do Brasil na África.
“Nesse primeiro encontro, traçamos uma estratégia de atuação regionalizada para maximizar as oportunidades. Dividimos o continente em quatro grandes áreas de atuação -Norte da África, África Ocidental, África Oriental e Sul da África – e decidimos retomar as missões empresariais e a participação do Brasil nas grandes feiras do continente”.
Ana Paula Repezza – Diretora de Negócios da ApexBrasil
O primeiro passo foi dado com o Fórum Empresarial Angola-Brasil, realizado durante a visita de Estado do presidente Lula a Angola. Já em 2024, a ApexBrasil, em parceria com as agências de promoção comercial de Angola (AIPEX), África do Sul (DTIC), Moçambique (APIEX) e Tanzânia (TanTrade), realizou a Missão Brasil-Africa Solutions, que movimentou R$104,8 milhões em negócios para empresas brasileiras, somando as vendas imediatas e as esperadas para os 12 meses subsequentes.
“Em 2024, também voltamos a marcar presença nos grandes eventos comerciais africanos. Com a participação na Africa´s Big 7, na 39ª Feira Internacional de Luanda (FILDA) e na 59ª Feira Internacional de Moçambique (FACIM), retomamos as ações para o Sul da África. Em 2025, além de manter nossa atuação nessa região, teremos ações para as demais, sendo a primeira a Missão à África Ocidental”.
Ana Paula Repezza – Diretora de Negócios da ApexBrasil
Comércio com a África Com 54 países e 1,4 bilhão de habitantes, a África é o segundo continente mais populoso, com maior taxa de crescimento populacional do mundo e um mercado consumidor em forte expansão. Tomado em conjunto, o continente foi o terceiro maior mercado para produtos brasileiros em 2024, atrás de China e Estados Unidos, mas à frente da Argentina. Em comparação com 2023, as exportações brasileiras para a região cresceram 20,5%. Dada a queda nos preços dos produtos exportados, o resultado se deve ao aumento do volume exportado, fruto dos esforços MRE, Mapa e ApexBrasil, incluindo iniciativas como a abertura de novos mercados e a ênfase estratégica na priorização de mercados africanos.
Segundo estudo da Inteligência de Mercado da ApexBrasil, a África apresenta mais de 6 mil oportunidades para produtos brasileiros, com destaque para produtos alimentícios e máquinas e equipamentos de transporte. Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal, países que receberão as mais de 40 empresas brasileiras durante a Missão à África Ocidental, somam 740 oportunidades.
“Nossa reaproximação com a África é baseada em dados e análises de inteligência. Na região, a exemplo do mundo, vemos uma concentração grande das exportações brasileiras em poucos mercados. Egito, Nigéria, África do Sul, Argélia e Marrocos somam mais de 60% de nossas exportações. Precisamos diversificar os destinos de nossas exportações e agregar valor a elas. Por isso, a Missão à África Ocidental é muito relevante.”
Igor Celeste – Gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil
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