Raça Brangus cresce 80% em dez anos, para 10,78 mil animais registrados

O número de registros de bovinos da raça brangus cresceu mais de 80% no Brasil em dez anos, de cerca de 6 mil para 10,785 mil animais registrados, informou em nota a Embrapa Pecuária Sul, com base em dados da Associação Brasileira de Brangus (ABB). “Reconhecida por fornecer carne com gordura entremeada valorizada por mercados exigentes, a raça está em franca expansão no País”, informou a nota

 

“A maior parte dos animais brangus está nos rebanhos de produtores comerciais, e somente as cabanhas especializadas em produzir animais com genética superior é que costumam registrá-los nas suas respectivas associações”, avalia o pesquisador Joal Brazzale Leal, da Embrapa Pecuária Sul, do Rio Grande do Sul. Por isso, Leal comenta que o número acima está aquém da realidade observada no País.

A maior parte do rebanho brangus registrado ainda está no Rio Grande do Sul, porém, a raça é vista desde o extremo Sul até o extremo Norte do País, nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará.

Fonte: Dinheiro Rural

bovinoculturabrangus