Evento exclusivo para comunicadores do agro promovido pela Bunge e ORÍGEO, apresenta panorama da agricultura regenerativa no Brasil.
Nós, do Agronews, tivemos o privilégio de participar mais uma vez do “Road-Show para Comunicadores do Agro“, uma iniciatva da Texto Comunicação, que organizou um evento exclusivo promovido pela ORÍGEO e Bunge, na última segunda-feira(10) em São Paulo. Essa imersão no universo da agricultura regenerativa, conduzida por líderes e especialistas do setor, nos permitiu testemunhar um avanço significativo rumo a um futuro mais sustentável para o agronegócio brasileiro, com o produtor rural no centro dessa transformação.
Desde o primeiro contato, a atmosfera do evento foi de otimismo e colaboração. O principal objetivo deste encontro foi o pré-lançamento de uma websérie inovadora sobre agricultura regenerativa, um tema que ressoa cada vez mais forte no cenário global. (Teaser no final deste artigo)

A proposta da ORÍGEO, uma joint venture entre a Bunge e a UPL, é clara: oferecer um conjunto completo de soluções sustentáveis e técnicas de gestão “antes e depois da porteira” para grandes agricultores. Fundada em 2022, a empresa se apresenta como uma força motriz na agricultura do futuro, buscando gerar prosperidade e sustentabilidade para produtores, meio ambiente e sociedade.
Roberto Marcon, CEO da ORÍGEO, em entrevista ao Agronews disse que a empresa surgiu da “união de propósitos entre Bunge e UPL, com uma proposta inovadora e exclusiva: oferecer ao produtor uma solução completa para enfrentar os desafios da safra, que envolve mais de 2 mil decisões. Desde antes da escolha da semente até a comercialização, auxiliamos em cada etapa, fornecendo insumos, serviços e suporte para otimizar todo o processo produtivo“. Essa visão holística reconhece a complexidade da atividade agrícola e a necessidade de um apoio integral ao produtor.
O avanço da Agricultura Regenerativa no Brasil

A crescente preocupação com a produção sustentável e a necessidade urgente de descarbonização impulsionam a agricultura regenerativa como um caminho promissor. Ana Letícia Aguiar, especialista em sustentabilidade da Bunge, destacou que a empresa acredita que “a agricultura do futuro é agricultura de baixo carbono”. Esse é o cerne do Programa de Agricultura Regenerativa da Bunge, que busca conectar a demanda do mercado por produtos sustentáveis com as práticas inovadoras já adotadas por muitos produtores.
“A gente tem trabalhado para atingir as metas e a gente tem visto várias empresas também com metas de redução de emissões, buscando também cumprir esses compromissos. O programa de agricultura regenerativa apoia as empresas a atingir suas próprias metas. Para isso, nós temos trabalhado com um ecossistema de parceiros, que é muito importante para fomentar esse programa no campo. A Orígeo, por exemplo, é uma das nossas grandes aliadas, que tem trabalhado dentro da fazenda, apoiando ali dentro do dia a dia do produtor rural.“, explica Ana Letícia.
O protagonismo essencial do produtor rural
Em cada fala, em cada informação apresentada, fica evidente o reconhecimento do papel central do produtor rural nessa jornada de transformação. Igor Ferrari Borges, responsável pela área de sustentabilidade da ORÍGEO, enfatizou que “o produtor brasileiro já está bem adaptado. Ele já está desenvolvendo muito do que a gente chama práticas de agricultura regenerativa.” . O que muitas vezes falta, segundo ele, é o “entendimento. A transparência, a comunicação disso” para outros elos da cadeia e para os consumidores, avalia Igor.

A ORÍGEO atua diretamente no campo, com equipes técnicas qualificadas, buscando entender as particularidades de cada produtor e auxiliá-lo na implementação e otimização de práticas sustentáveis. O programa oferece desde o diagnóstico da fazenda até o acesso a ferramentas digitais de precisão, em parceria com a XFARM, e assistência técnica personalizada. Como ressaltou Igor, o propósito é “ter a fazenda como escritório, para viver os desafios dos clientes como se fossem seus. Então a gente tem condição de fazer um diagnóstico, entender melhor ali como que aquele tá atuando, o que que ele tá fazendo, o que é positivo, e onde que a gente pode complementar.”, diz Igor.
A aceitação por parte dos produtores tem sido positiva, especialmente entre os grandes produtores do Cerrado, foco inicial da ORÍGEO. Borges observou que, no projeto piloto, “100% dos produtores […] executavam plantio direto”, demonstrando um ponto de partida já avançado em termos de práticas conservacionistas. O desafio reside em adaptar e aprimorar essas práticas, além de quantificar e comunicar seus impactos positivos.

O programa de expansão colaborativa entre ORÍGEO e BUNGE no Brasil visa conectar a cadeia de valor de ponta a ponta, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e regenerativas. Com um investimento adicional de US$ 20 milhões da BUNGE, o projeto pretende atingir uma área de 600 mil hectares, mais do que o dobro da área trabalhada durante o piloto pela ORÍGEO.
No primeiro ano, a meta é alcançar 345 mil hectares, dos quais 300 mil serão em parceria com a ORÍGEO. O mapa do Brasil ilustra as áreas de atuação conjunta (em laranja) e exclusivas da BUNGE (em verde). Este esforço conjunto busca aumentar a produtividade agrícola e gerar oportunidades futuras em um mercado de baixo carbono, fortalecendo assim a posição estratégica das empresas como líderes em boas práticas agrícolas e inovação sustentável.
Rota Regenerativa: A voz do campo para um futuro sustentável

Um dos momentos mais aguardados do evento foi a apresentação em primeira mão do teaser da websérie “Rota Regenerativa: Caminhos que renovam o futuro”. Com lançamento previsto para o público em geral em 8 de abril, a série promete ser uma ferramenta poderosa para disseminar o conhecimento e o engajamento sobre o futuro da agricultura sustentável.
“A gente teve esse propósito de valorizar as práticas de agricultura regenerativa, fazendo com que o protagonismo do agricultor seja ressaltado. Mas como a gente ressalta esse protagonismo do agricultor, fazendo com que ele tenha sua importância e que ele se identifique com essa importância? Mostrando aquelas práticas no solo, no bioma e tudo mais. Queremos que ele tenha essa perpetuidade no futuro, preservando esse legado. E com certeza também fazer com que essa jornada seja coletiva.”, explica Lyha Fernanda José – gerente de marketing e comunicação da ORÍGEO.
A websérie, composta por cinco episódios com cerca de 5 minutos cada, foi cuidadosamente planejada e executada para ressaltar o protagonismo do agricultor e mostrar a importância de suas práticas para a preservação do legado e do futuro. A produção audiovisual estará disponível gratuitamente no YouTube, com episódios lançados a cada 15 dias.
Os episódios abordarão desde a evolução da agricultura e os fundamentos da agricultura regenerativa até o potencial de culturas como a mamona e a canola, o legado das gerações no campo e as demandas globais por sustentabilidade. A websérie contará com a participação de especialistas, produtores rurais e outros agentes da cadeia, reforçando que a transformação no campo é uma jornada coletiva.
Aperte o play no vídeo abaixo e confira o teaser!
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