Soja: Dificuldades logísticas interrompem movimento de alta

A maior oferta nacional, dificuldades logísticas e a queda dos preços externos interromperam o movimento de alta dos valores internos do complexo soja

A firme demanda internacional, no entanto, limitou as desvalorizações. Nos primeiros sete dias úteis de março, o volume de soja em grão exportado pelo Brasil já supera em quase 20% o de todo o mês de fevereiro. Segundo colaboradores do Cepea, produtores brasileiros têm ofertado maiores lotes, no intuito de “fazer caixa” para pagamento de contas de final de mês. Ao mesmo tempo, cerealistas e cooperativas sinalizam a necessidade de liberar espaço em armazéns, devido à entrada da nova safra.

Compradores, por sua vez, demonstram interesse em receber novos lotes a partir de abril, visto que ainda estão recebendo soja de contratos a termo. Além disso, os valores de fretes estão elevados, devido à menor disponibilidade de caminhões.

Parte de tradings reduziu as compras, em decorrência da dificuldade em levar o grão para o porto – chuvas no início da última semana interromperam os carregamentos e atrasaram o escoamento.

Fonte: Cepea

soja