The Noite: Danilo Gentili entrevista presidente da Aprosoja Mato Grosso e rebate críticas ao agronegócio

A entrevista de Lucas Costa Beber, presidente da Aprosoja Mato Grosso, que foi ao ar na última terç-feira(15) no programa The Noite com Danilo Gentili, foi marcada por momentos de humor e importantes reflexões sobre a produção de soja no Brasil. Gentili, conhecido por sua irreverência, protagonizou momentos divertidos ao questionar Beber sobre “onde se planta chocolate?” e “como se tira o óleo do pau“, demonstrando, porém, grande admiração pelo agronegócio brasileiro. (Entrevista completa no final desta matéria)

Eu espero muito que chegue o dia em que o Brasil, assim como vende o Carnaval e a floresta Amazônica, venda também o Agro.“, comenta Gentili.

Danilo Gentili em defesa do agro brasileiro

O apresentador, inclusive, relembrou um vídeo que viralizou nas redes sociais, em que um produtor mato-grossense (Ilson José Redivo – produtor rural de Sinop), colega de diretoria de Beber na Aprosoja, rebateu as críticas de um jornalista francês sobre a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. Gentili elogiou a resposta do produtor, dizendo “Mas o que o colega ali falou pro jornalista francês ali, ele jantou o cara! O vídeo que a gente viu agora aí acabou com tudo! Eu adoro esse vídeo!“.

Vice-presidente da Famato desabafa e deixa repórter de TV Francesa sem palavras (ASSISTA O VÍDEO COMPLETO)

Gentili, em diversos momentos, demonstrou apoio ao agronegócio brasileiro, criticando a demonização do setor no Brasil: “e no Brasil quando a gente vai falar de Agro, o próprio governo, o próprio país demoniza uma indústria que alimenta o mundo inteiro ao invés de mostrar isso com orgulho“. Ele ainda comparou a postura do Brasil com a dos Estados Unidos, onde o governo exalta o agronegócio em suas propagandas: “nos Estados Unidos […] uma das coisas que o governo americano tem orgulho de mostrar pro seu visitante é o Agro americano […] e o brasileiro demoniza isso. Tem que acabar, cara!“., complementa.

Curiosidades sobre a soja brasileira

Durante a entrevista, Lucas Beber listou os diversos subprodutos extraídos do grão de soja, demonstrando a versatilidade da planta:

  • Alimentação animal: Beber explicou que a soja é fundamental na produção de ração animal, utilizada na criação de bois, porcos, frangos e até mesmo salmão: “leite, ovo, carne de boi confinado, carne de porco, carne de frango, inclusive salmão da Noruega e do Chile é soja brasileira que é utilizado para engordar eles“.
  • Biodiesel: O óleo de soja, após a retirada da glicerina, é utilizado na produção de biodiesel, que abastece os caminhões que transportam alimentos e outros produtos: “tem 15, 14%, a partir do ano que vem 15%“.
  • Etanol: Apesar de ser mais raro, o etanol também pode ser produzido a partir da soja, tendo aplicações específicas: “esse é o etanol de soja. É raro, mas existe. Ele tem algumas aplicações específicas“.
  • Leticina de soja: Utilizada como emulsificante na indústria alimentícia, facilitando a mistura de ingredientes e a consistência dos produtos: “a lecitina de soja é incrivelmente utilizada para alimentos industrializados. Ela serve como um emulsificante, ou seja, facilita a mistura e a consistência dos ingredientes“.
  • Fibra de soja: Utilizada na indústria para diversas finalidades, inclusive na fabricação de roupas e móveis: “aqui o High Fiber, que é uma fibra, apesar do soja não ser rico, mas eles fazem a separação da fibra da soja que tem algumas utilizações, inclusive na indústria.“.
  • Glicerina: Extraída durante o processo de produção do biodiesel, a glicerina de soja é utilizada na fabricação de sabonetes, shampoos e cosméticos.
  • Açúcar: Apesar de a soja ter um baixo teor de açúcar, ele pode ser extraído e utilizado em produtos específicos da indústria farmacêutica e culinária: “o melaço, que o pouco de açúcar que tem, mas dá para tirar da soja também açúcar. A soja, muito pouco teor, mas para alguns produtos tem que ser tirado devido à exigência, seja pra indústria farma ou pra indústria culinária, alguns produtos, fomentou açúcar da soja, não, não, mas é daqui a pouco nós vamos chegar, porque através dele também dá para se fazer o etanol de soja“.

Como uma curiosidade e inovação, Lucas anuncia que “tem o pneu de soja também”, em teste ainda mas segundo ele “tem uma durabilidade que chega a ser 10 vezes mais ao pneu comum usando outros produtos recicláveis à base de soja“.

Beber também explicou que a soja brasileira, adaptada ao clima tropical, se tornou a melhor do mundo, com maior teor de proteína, superando a soja produzida em países de clima temperado, como a China, de onde a planta é originária. O presidente da Aprosoja também enfatizou a importância do agronegócio para o desenvolvimento do Brasil, afirmando que “Mato Grosso nos últimos 3 anos é o estado que mais tem tido o crescimento de PIB do PIB aqui no país e é o estado que tem dado os maiores saltos de índice de desenvolvimento humano também aqui dentro do país utilizando 14% do território“, desmistificando a ideia de que o setor é prejudicial ao meio ambiente e ressaltando sua contribuição para a economia e qualidade de vida.

A entrevista de Lucas Costa Beber no The Noite foi uma oportunidade para mostrar a força e a importância do agronegócio brasileiro, desmistificando a produção de soja e destacando seus benefícios para o Brasil e para o mundo.

Assita a entrevista completa no vídeo abaixo. Aperte o play e confira!

Entrevista com Lucas Costa Beber, especialista em soja e milho | The Noite (15/10/24)

AGRONEWS é informação para quem produz