Vacinação do rebanho bovino e bubalino começa nesta segunda-feira (01.05)

A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa começa na segunda-feira (01.05) e segue até o dia 31 de maio. A campanha foi lançada nesta quinta-feira (27.04), na Fazenda Porangaba, em Vila Rica (1.259 km de Cuiabá). O governador Pedro Taques, revelou que as unidades do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), serão reformadas, por meio de convênio firmado com a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT).

Taques reforçou ainda, a qualidade da carne mato-grossense. “Mato Grosso é estado de carne forte, e o Governo por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Indea e Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) está trabalhando para que a nossa carne possa ser, cada vez mais, reconhecida por sua qualidade. Estamos junto com os sindicatos, Acrimat e Famato, para mostrar que Mato Grosso tem a melhor carne no Brasil, quem sabe, a melhor do mundo”.

Em 2017, as etapas de vacinação contra febre aftosa foram invertidas em Mato Grosso, uma demanda antiga do setor, devido à dificuldade de manejo do rebanho no mês de novembro, período de maior incidência de chuva. Na primeira etapa, que compreende o período de 1º a 31 de maio, passa a ser obrigatória a imunização de todos os bovinos e bubalinos de todas as idades, de mamando a caducando, com exceção para os animais de propriedades localizadas no baixo pantanal mato-grossense.

A diretora técnica do Indea, Daniella Soares, esteve representando o presidente a cuida autarquia, Guilherme Nolasco, licenciado para cuidados de saúde. Daniella informou que o produtor rural já pode adquirir as doses de vacina. “A venda da vacina contra febre aftosa será liberada em todas as revendas autorizadas pelo Indea, a partir desta sexta-feira (28.04), em todo o Estado”.

O secretário da Sedec, Ricardo Tomczyk, ressaltou o trabalho desenvolvido pela autaquia. “O Indea vem desempenhando seu papel com maestria, são eles que serão os responsáveis pela condução correta dessa campanha, bem como os produtores que são referência em questão de responsabilidade com a produção. Somos referência dentro do país, a operação “Carne Fraca” mostrou que Mato Grosso está um passo à frente. A nossa carne é forte. Recentemente reformulamos toda a nossa legislação de sanidade animal, temos agora mais agilidade e eficiência, com uma lei moderna e ainda o reforço na estrutura do Indea, com veículos e equipamentos novos”.

O presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, Anísio Vilela Junqueira Neto, o “Netão”, um dos organizadores da abertura da etapa no município, ressaltou a importância da produção local para o desenvolvimento econômico da região. “Estou feliz pela realização desse evento aqui, acredito que por sermos o sétimo maior rebanho bovino do Estado e estarmos na fronteira com o Pará, temos algo a contribuir com Mato Grosso. Aqui, agricultura e pecuária caminham juntos. Precisamos fazer com que o município se desenvolva, sei o quanto o governador está trabalhando para melhorar o Estado e que continuará trabalhando para isso”.

Estima-se que 30 milhões de animais sejam vacinados nesta etapa. A comunicação da imunização do rebanho pode ser feita até 12 de junho nos escritórios locais do Indea. A única exceção é para as propriedades localizadas no baixo pantanal, que tem até 15 de dezembro para fazer a comunicação.

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marco Túlio Duarte Soares, destacou a relação entre Governo e cadeia produtiva. “É um governo que tem estreitado o relacionamento com a cadeia produtiva. Almejo que esses laços de parceria se fortaleçam, pois, é o que vai fazer com que o nosso negócio e o nosso estado cresçam ainda mais. Venho fazer um chamamento aos produtores, para que continuemos com essa responsabilidade de manter os nossos rebanhos vacinados. Não podemos esquecer nunca da nossa responsabilidade, de continuarmos fazendo nosso dever de casa até chegarmos em 2021”

A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

O vice-governador do Estado, Carlos Fávaro, secretários de Estado, o diretor de Operações do Imac, Cândido Rosa Júnior, representantes de entidades do setor produtivo, o prefeito de Vila Rica, Abmael Borges e demais autoridades do município participaram do evento.

Atualização de saldo

Nesta etapa os produtores poderão aproveitar para regularizar o saldo de animais da propriedade. “Essa é uma das novidades dessa etapa, onde o produtor poderá regularizar o saldo de animais sem sofrer penalidade. Como estamos caminhando para a retirada da vacina em 2021, esse é um dos grandes passos que temos que fortalecer, o cadastro das propriedades, com o saldo correto do número de animais, dado importante para o trabalho da defesa sanitária animal”, destacou a diretora técnica do Indea, Daniella Soares.

Na primeira campanha de vacinação contra febre aftosa após o início da vigência da Lei 10.486, fica vedada a aplicação da sanção, no caso de declaração cadastral sobre animais vivos divergente da situação efetiva do estabelecimento rural. A partir da segunda etapa, a ser realizada em novembro deste ano, para casos de divergência será 1,50 UPF, por bovino ou bubalino.

A informação declaratória cadastrada e/ou registrada é de cunho exclusivamente sanitário e direcionada ao controle e planejamento das ações de defesa sanitária animal no território estadual. Não caracteriza garantia de posse e/ou propriedade de terras ou animais.

Fronteira

Serão 35 dias voltados para as atividades de fiscalização da vacinação contra a febre aftosa. Vinte equipes do Indea compostas por 20 médicos veterinários e 23 agentes fiscais da autarquia que irão atuar na fiscalização da vacinação contra febre aftosa em 964 propriedades rurais, nos municípios de Cáceres, Porto Espiridião, Pontes e Lacerda, e Vila Bela da Santíssima Trindade. As propriedades escolhidas receberão a visita inicial das equipes, para o agendamento da data de vacinação do rebanho.

Brucelose

O produtor pode aproveitar o manejo do rebanho para vacinar as fêmeas com idade de 03 a 08 meses contra brucelose. A primeira etapa da campanha teve início em 1º de janeiro e vai até 30 de junho. A vacinação precisa ser feita uma única vez. A comunicação deve ser feita até o dia 10 de julho, nos escritórios do Indea.

É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 08 meses. As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, por exemplo: V7. A vacinação deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão.

Seduc abre licitação para construção de quadra poliesportiva

Camila Cecílio | Seduc-MT

Alunos da Escola Estadual Lourenço Peruchi, localizada em São José dos Quatro Marcos (315 km de Cuiabá), estão prestes a ganhar um reforço para a prática de atividades físicas e culturais. Isso porque a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) deu início ao processo licitatório para construção da quadra poliesportiva da escola. Atualmente, as aulas são realizadas na quadra destinada ao uso de toda a comunidade do município.

A licitação, na modalidade Tomada de Preços, está publicada no Diário Oficial que circulou na quinta-feira (27.04). A empresa responsável pela obra, que deverá observar as normas vigentes de acessibilidade e segurança, será escolhida no dia 17 de maio, às 14h, no auditório da Seduc, em Cuiabá. O edital e anexos com todas as informações estão disponíveis no portal da Secretaria de Educação, na seção Licitação.

O diretor da EE Lourenço Peruchi, Nivaldo Moisés Martinhão, conta que a unidade foi construída no final da década de 1970 e nunca teve quadra poliesportiva, de modo que as atividades físicas sempre foram praticadas em outros espaços públicos.

“Estamos muito contentes pela abertura desse processo licitatório, porque essa quadra trará mais tranquilidade e comodidade para os nossos alunos, que não vão mais precisar se deslocar para outros lugares. Agora esperamos que a construção comece o quanto antes”, disse o diretor.

Ainda nesta semana, a Seduc lança outras licitações para construções em todo o Estado. Todas as obras fazem parte do Pró-Escolas, o maior programa de ações e investimentos da história da educação de Mato Grosso.

Governo do Estado inaugura escola do modelo Tiradentes em Confresa

Gustavo Nascimento e Viviane Saggin | Seduc-MT

O governador Pedro Taques e o secretário de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marco Marrafon, inauguraram a Escola Estadual Militar Tiradentes CB José Martins de Moura, no município de Confresa (1.160 km Nordeste de Cuiabá), na noite desta quinta-feira (27.04). O Estado também anunciou a construção de um Centro Integrado Escola Comunidade (Ciec) no município, orçado em R$ 12 milhões, cuja obra deverá ser entregue em 2018.

A inauguração foi realizada durante a Caravana da Transformação, que ocorre em Porto Alegre do Norte (1.125 km a Nordeste de Cuiabá). A unidade irá atender 180 alunos, do 7º ao 9º anos, nos períodos matutino e vespertino. A expectativa é de que no mês de agosto um novo prédio seja inaugurado, o que quadruplicará a capacidade da escola, projetada para 720 vagas.

“Nós estamos aqui na Caravana da Transformação, já visitamos Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Vila Rica, Bom Jesus do Araguaia e Santa Terezinha, tudo isto para mostrar o Estado presente em todas as regiões de Mato Grosso. Agora temos o orgulho de inaugurar mais uma escola militar para os nossos alunos”, afirmou o governador Pedro Taques.

Segundo o secretário Marco Marrafon, há muito tempo a região de Confresa pedia por uma escola com este modelo de gestão. “Temos o orgulho de trazer à Confresa uma escola com a metodologia diferenciada, de busca de uma formação cidadã e humanitária”, afirmou.

Marrafon destacou que o Estado tem se esforçado para cumprir o seu lema, de “não deixar nenhum mato-grossense para trás” e anunciou outros investimentos em Confresa, como pinturas e reformas de escolas, construção de quadra poliesportiva e climatização de salas de aula.

“Temos muitas novidades para a Educação no município de Confresa, estamos fazendo uma verdadeira revolução. Há três meses estive aqui, fiz uma visita às escolas, conheci a realidade, ainda não conseguimos entregar tudo, mas já tem muita coisa mudando”, afirmou.

De acordo com Marrafon, a Seduc vai construir um Centro Integrado Escola-Comunidade (CIEC) em Confresa. Outros 14 municípios do Estado também irão contar com a unidade que será uma referência em estrutura física, com 18 salas e capacidade para atender mais de 1,5 mil alunos. A expectativa é que comece a ser executada no segundo semestre e entregue em 2018.

“Por determinação do governador Pedro Taques, também teremos uma Escola Plena, de período integral, aqui em Confresa. Este é um modelo inovador que vem dando muito certo em diversos estados e que nós estamos adotando aqui. Não havia escolas integrais no Estado, até 2016 criamos quatro, subimos para 15 unidades e a expectativa é de que tenhamos ao menos 40 em 2018”, disse.

PARCERIA

A nova escola de modelo de gestão Tiradentes é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Confresa, que cedeu um prédio enquanto a Seduc termina de construir a nova unidade. O prefeito Rónio Condão ressaltou a importância das parcerias para a melhoria do ensino no Estado.

“Isto é uma verdadeira transformação. Transformação começa assim, por uma educação de qualidade. A população vai ganhar, o Pró-Escolas não é só para Confresa, é para os outros municípios também. No final todos trabalham e todos ganham”, afirmou.

Os trabalhos no corpo pedagógico da Escola Estadual Militar Tiradentes CB José Martins de Moura estão previstos para iniciar no próximo dia 2 de maio e as aulas no dia 22. Os alunos irão ingressar na unidade por meio de processo seletivo.

Assim que o novo prédio for inaugurado, a Escola de Confresa será uma das referências das novas escolas de Mato Grosso.

Paciente com catarata congênita volta a enxergar após 16 anos

Evelyn Ribeiro | Gcom-MT

A expressão “Ver uma luz no fim do túnel” agora faz todo o sentido na vida de Jurema dos Santos Reis, de 30 anos, paciente operada nesta sexta-feira (28.04), na Caravana da Transformação. Diagnosticada com catarata congênita aos 14 anos de idade, hoje, aos 30 finalmente conseguiu voltar a enxergar.

Casada e dona de casa, Jurema conta que peregrinou para que conseguisse uma resposta positiva dos médicos. Ela já passou por mais de cinco, somente no tempo em que morou em Barra do Garças, e em todas as consultas a resposta era a mesma: “não tem jeito”.

“A primeira consulta que eu fiz foi paga por uma professora. De lá para cá eu fui passando pelos médicos e eles diziam que fazer a cirurgia era arriscado, porque poderia perder a visão de vez”, relatou.

Contudo, ao saber que a Caravana estaria no município de Porto Alegre do Norte, esta semana, a jovem se deslocou até o Complexo Esportivo Gezil Araújo, sede do projeto, para fazer uma nova avaliação nesta terça-feira (25). Ela mora na cidade há seis meses, e desta vez, recebeu a notícia de que seria operada na sexta (28).

“Na hora meu coração foi a mil. Contei para os meus amigos ao chegar em casa e eles ficaram muito alegres. Eu via como se tivesse um vidro molhado na minha frente e não podia fazer muita coisa”, explicou.

A cirurgia durou pouco mais de 20 minutos e foi realizada pelo médico Pascoal Conti. Este foi o segundo caso de catarata congênita atendido na caravana. Este tipo de catarata ocorre por alterações na formação do cristalino e é a principal causa de cegueira na infância.

Por volta das 6h da manhã Jurema retornou para fazer o acompanhamento pós-operatório. Animada, revelou seus planos para um futuro repleto de luz, cor e independência.

“Durante a cirurgia, eu via as luzes do aparelho piscando. A sensação de enxergar normalmente é boa demais e daqui uns dias vou voltar a estudar, se Deus quiser. Quero ser médica para ajudar as pessoas, e se não fosse pelos médicos que me atenderam aqui, eu não estaria vendo tudo agora”, concluiu.

O tempo todo ela esteve acompanhada da mãe, Irany Alves dos Santos, 51. “Agora é só felicidade”, resumiu a mãe.

O atendimento pós-operatório foi realizado pelo médico Rodrigo Travessolo, que passou algumas orientações sobre os cuidados quanto ao uso contínuo do colírio e impedimento de esforços físicos. Segundo ele, Jurema está se recuperado bem.

“O olho dela está com pouquíssimo edema (inchaço nos olhos). Vamos ver como será a evolução nos próximos dias, mas acredito que terá um ótimo prognóstico”, reforçou o médico.

Estado firma convênio com prefeitura para reforma de unidade prisional

O convênio integra o pacote de investimentos que o Governo está levando ao Norte do Araguaia durante a 6a edição da Caravana da Transformação

Raquel Teixeira | Sejudh-MT

Vila Rica, MT- A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) assinou nesta quinta-feira (27.04), em Vila Rica (1.259 km ao nordeste de Cuiabá) um convênio com a prefeitura municipal para a reforma da unidade prisional. A secretaria repassará o valor de R$ 350 mil para a reforma do local, que incluirá refazimento das redes elétrica e hidráulica, pintura e construção do muro de contenção.

O convênio, assinado pelo governador Pedro Taques, o secretário da Sejudh, Airton Siqueira Junior e o prefeito de Vila Rica, Abmael Borges, integra o pacote de investimentos que o Governo do Estado está levando ao Norte do Araguaia durante a 6ª edição da Caravana da Transformação, que é realizada em Porto Alegre do Norte.

Siqueira Junior destaca que ausência de uma unidade prisional no nordeste do estado causa transtornos, com risco excessivo à vida de agentes e gera despesas, uma vez que as prisões efetuadas na região do município têm que ser levadas para a penitenciária de Água Boa, a 700 quilômetros de Vila Rica. A cadeia pública está desativada desde março de 2014.

“Sabemos da dificuldade que todos os estados brasileiros hoje enfrentam com a questão da superlotação de unidades prisionais. Por isso que estamos trabalhando para incrementar, apenas neste ano, mais 500 novas vagas ao sistema penitenciário estadual com novos convênios que serão firmados com outros 13 municípios para reformas de pequenas unidades”, explica o secretário.

Ampliação de vagas

O secretário Siqueira Junior acrescentou ainda que a Sejudh também ampliará as maiores unidades penitenciárias, o que junto às obras em construção do novo presídio em Várzea Grande e do centro de detenção em Peixoto de Azevedo garantirão até o próximo ano um incremento de mais duas mil novas vagas ao sistema prisional de Mato Grosso.

Mato Grosso recebeu no final de 2016 do Ministério da Justiça e Cidadania R$ 44 milhões, dos quais serão aplicados R$ 32 milhões na estrutura prisional do sistema penitenciário estadual. O valor é oriundo de transferência obrigatória do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e está na conta do Fundo Penitenciário Estadual.

O plano de aplicação, já aprovado pelo Conselho do Funpen Estadual, será para ampliação de unidades em quatro municípios do estado, com um total de 734 vagas para a cadeia de Várzea Grande (192), Alta Floresta (158), Cáceres (192) e penitenciária de Sinop (192).

O recurso recebido do Funpen também será aplicado também na aquisição de escâneres corporais, escudo balístico, armamento tático, capacetes, rádios comunicadores, munições e coletes, além de equipamentos de informática (servidor, rede lógica e data bunker) que servirão para a instalação do Sistema de Gestão Penitenciária (Sigepen) nas maiores unidades prisionais do estado.

Mato Grosso possui atualmente 55 unidades prisionais divididas em penitenciárias, centros de detenção provisória e cadeias públicas, com uma população de 11.200 presos.

Mais de 300 cirurgias de catarata são realizadas no terceiro dia de Caravana

Com a realização das primeiras cirurgias em Porto Alegre do Norte, o Estado alcança a marca de mais de 15 mil procedimentos cirúrgicos nas seis edições

Julia Oviedo | Gcom-MT

Começaram nesta quinta-feira (27.04) as cirurgias oftalmológicas promovidas pela sexta edição da Caravana da Transformação em Porto Alegre do Norte (a 1.125 km de Cuiabá). No primeiro dia de atendimento cirúrgico, 310 pessoas passaram pela cirurgia de catarata.

A necessidade da cirurgia é diagnosticada após as consultas e exames oftalmológicos, também presentes na Caravana. Somente nesta quinta-feira, 4.233 procedimentos oftalmológicos foram realizados, entre eles 705 consultas. “Mas vale lembrar que nosso público-alvo são as pessoas com mais de 55 anos, pois elas são as mais acometidas pela catarata”, ressaltou o secretário de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana, José Arlindo de Oliveira.

Com a realização das primeiras cirurgias em Porto Alegre do Norte, o Estado alcança a marca de mais de 15 mil procedimentos cirúrgicos nas seis edições. Somente na última edição, realizada em São José dos Quatro Marcos, foram feitas 3.817 cirurgias.

Nesta sexta-feira (28.04) começam os primeiros atendimentos pós-operatórios, para quem já passou pela cirurgia. Estes atendimentos não só trazem mais segurança aos pacientes, como podem detectar qualquer anormalidade, como explica a coordenadora de Saúde da Caravana da Transformação, Simone Balena.

“A Caravana realiza três atendimentos após a cirurgia. O primeiro é 24 horas depois, o segundo depois sete dias e o último, 30 dias depois da cirurgia feita. Somente depois disso o paciente recebe alta médica”, destacou Balena.

Também nessa sexta-feira iniciam os atendimentos em Cidadania, que se estendem até sábado (29.04). Nestes dias são ofertadas emissão de documentos, como RG, CPF, 2ª via de certidões, Carteira de Pescador Amador, palestras, oficinas, exposições, espaço lúdico na Biblioteca Itinerante, entre outros serviços. Os atendimentos de Cidadania tem início às 8h e são abertos ao público.

Municípios atendidos

Além de Porto Alegre do Norte, outros 11 municípios também estão sendo beneficiados com os atendimentos. São eles: Alto Boa Vista, Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada e Vila Rica.

vacina